A Unir, a nova rede de autocarros da Área Metropolitana do Porto (AMP), vai arrancar a 1 de dezembro servindo, entre outros municípios, Paredes e Valongo.
A nova rede operará sob uma nova marca única denominada UNIR e acaba com um modelo de concessões herdado de 1948. Abrange mais de 430 linhas e os autocarros têm uma imagem comum a todo o território, onde perdomina o azul, o pretos e o branco. A rede incorpora o bilhete Andante.
De acordo com publicações já feitas pela AMP, os números das linhas terão quatro dígitos (ao contrário dos três da STCP), seguindo uma lógica de atribuição por concelho, para cada um dos 16 servidos pela nova rede. Apesar do acrescento de um dígito, os municípios servidos pela STCP (que o continuarão a ser) mantêm o mesmo inicial das suas linhas, já que em Matosinhos se mantém o 5, na Maia o 6, em Valongo o 7, em Gondomar o 8 e em Vila Nova de Gaia o 9.
Assim, a Valongo ficou atribuído o código de linha Valongo 70XX e Paredes 73XX.
Recorde-se que, o preço base do concurso público para este projeto era de 394 milhões de euros, pelo que a AMP pagou um preço de 82,4 milhões de euros abaixo do previsto aquando do lançamento do procedimento, em janeiro de 2020.
Após sucessivos adiamentos, foi em janeiro de 2020 que a AMP lançou o concurso público para a concessão do serviço de transporte público de passageiros em 16 municípios, organizado em cinco lotes, com exceção do Porto, onde a Sociedade de Transportes Coletivos de Passageiros (STCP) opera em exclusividade.