Em Julho de 2015, o Governo de então avançou com a adjudicação da construção do primeiro troço do IC35. Seriam 2,5 quilómetros que iriam ligar Penafiel a Rans. À primeira vista, poderia parecer até ridículo lançar a concurso um troço tão curto, mas a verdade é que era a primeira vez que, em mais de 20 anos, havia algum avanço real neste projecto. Na altura, todos queriam ouvir o secretário de Estado das Infra-estruturas, Transportes e Comunicações a prometer a construção integral da estrada, mas este, de forma honesta, disse: “O Governo só se pode comprometer com as obras que pode pagar”. O certo é que em Setembro do mesmo ano foi publicado, no “Diário da República”, o lançamento da obra.
Menos de um ano depois de apresentada e oficializada a empreitada desta primeira fase do IC35, o Governo socialista ainda em funções decidiu adiar, mais uma vez, a construção do IC35. Desta vez para 2017. Chegámos a 2019 e a mesmo Governo decidiu inscrever o IC35 no Plano Nacional de Investimentos que vai de 2020 a 2030. Ou seja, pode ter adiado o início da obra por mais dez anos.
Ignorando agora ostensivamente o que tinha sido publicado em “Diário da República” em Setembro de 2015, o Governo socialista demonstra não cumprir a sua palavra, prejudica toda a região e desconsidera as populações e os autarcas locais. Esperava-se, por isso, que os presidentes de Câmara da região reagissem de forma enérgica a este desrespeito, mas, com a excepção de Antonino de Sousa, presidente da Câmara de Penafiel, mesmo assim de forma insuficiente para um assunto tão grave, a sucessão de adiamentos parece ter passado despercebida, se é que não foi considerada “normal”. Na verdade, os autarcas locais estão a dedicar muito pouca atenção a um problema tão grave.