Verdadeiro Olhar

Nasceram 2218 bebés no Hospital Padre Américo em 2020. Menos que em 2019

Foto: Vidal Balielo Jr./Pexels

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

Em 2020, ano marcado pela pandemia Covid-19, nasceram no Hospital Padre Américo, em Penafiel, 2218 bebés. São menos 33 que no ano anterior, quando houve 2251 nascimentos naquela maternidade.

Ao Verdadeiro Olhar, o Departamento da Mulher e da Criança do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) explica que se trata de uma “diminuição ligeira relativamente à diminuição de nascimentos a nível nacional que foi de cerca de 2000 (bebés)”.

Questionado sobre se a pandemia poderá justificar este decréscimo, o CHTS adianta que “empiricamente, podemos associar que, num contexto de contracção económica, com muitos riscos e incertezas devido à pandemia, as pessoas ponderem ter filhos”. Mas “estes números devem ter um estudo científico aprofundado, a nível sociológico e demográfico, para entendermos a correlação entre a pandemia e a diminuição de partos”, acrescenta o departamento.

Circuitos diferenciados para grávidas Covid positivo e negativo

Para dar resposta à pandemia, foram criados circuitos diferenciados para grávidas Covid Positivo e para grávidas Covid Negativo. “Foram alocados quartos individuais para as mães Covid Positivo. Contudo, sempre foi autorizado os pais assistirem aos partos, contrariamente à maioria das maternidades a nível nacional, sempre que a grávida era Covid negativo”, realça o CHTS.

Foi instaurada ainda uma “rigorosa conduta clínica baseada nas melhores práticas científicas e sempre regulados pelas normas, recomendações e orientações emanadas pela Direcção-Geral da Saúde”, sem nunca descurar “a humanização dos cuidados” e “a protecção de todos os profissionais e utentes envolvidos”.

Por outro lado, “houve preocupação em manter os projectos em curso, nomeadamente, as obras de melhoria das condições físicas do serviço”. “A ligação ao exterior foi sempre efectuada. Por exemplo, foram realizadas sessões online para grávidas e puérperas no sentido de mitigar dúvidas e preocupações e ter um acompanhamento permanente”, descreve o Departamento da Mulher e da Criança.

Maternidade renovada reabre em Março

Em Março, confirma o CHTS, abre a Maternidade, renovada depois das obras de remodelação realizadas. O investimento, de 155 mil euros, implicou a realização de obras no piso seis, passando a garantir instalações mais modernas no internamento e uma hotelaria mais agradável e próxima de outras maternidades mais recentes. A obra pretendia também, referiu o CHTS, permitir “uma gestão mais eficaz das camas, libertando espaços que poderão servir de apoio aos outros serviços, quer para permitir aumento de cirurgias, quer para internamento de outros doentes”.