Verdadeiro Olhar

“Não há desenvolvimento regional sem uma estratégia conjunta” – Pedro Machado, autarca de Lousada

“Não há desenvolvimento regional sem uma estratégia conjunta” que tem como motor a economia local”. A afirmação foi do presidente da Câmara de Lousada, durante uma visita que o Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa, o CETS, fez ao município.

Este périplo pela região visa “reanimar e fortalecer a política de aproximação das instituições, no sentido de criar políticas estratégicas mais coesas”, disse José Moniz Barros, presidente desta estrutura regional, que esteve de visita a Lousada, justificando que pretende auscultar e aferir necessidades.

“É fundamental ouvir todas as vozes, alinhar propósitos e coordenar acções”, disse ainda o dirigente acrescentando que, estes encontros visam “‘sentir o pulso’ do território e contribuir da melhor forma para o progresso e prosperidade económico-social. É tempo de agarrar oportunidades, agir e evoluir juntos”.

Num diagnóstico à realidade lousadense, Pedro Machado não deixou de sublinhar as “muitas das necessidades que os comerciantes e empresários têm e que podem e devem ser satisfeitas por via do associativismo”, rela uma nota do município. 

No entanto, reconheceu a “necessidade” de existir uma “estrutura supra-municipal de dimensão sub-regional”, fundamental para outro tipo de carências, e sobretudo “no âmbito da CIM”.

Tendo em conta a fase actual de construção do novo quadro comunitário de apoio NORTE 2030, o edil não deixou de sublinhar a colaboração cada vez mais estreita entre municípios.