Penafiel foi distinguido, mais uma vez, como um “Município Amigo das Famílias”. Por ser o terceiro ano consecutivo em que lhe é atribuída esta distinção, recebeu ainda do Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis (OAFR) a “palma de Ouro”. Segundo a autarquia, foi o único município do distrito do Porto a receber este estatuto.
“Em 2016, Penafiel, foi o único município a ser premiado no distrito do Porto e da região do Tâmega e Sousa e em 2018 é, também, o único do distrito e da região a receber o galardão constituído pela ‘palma de ouro’”, sustenta nota de imprensa.
“Vencer pelo terceiro ano consecutivo e ser no distrito do Porto o único município com a distinção com ‘palma de ouro’ é um grande orgulho, mas é, também, uma imensa responsabilidade, na medida em que nos vincula a continuar a orientar as nossas políticas municipais para a família. Penafiel tem vindo a desenvolver de forma continuada apoios e políticas sociais, algumas inovadoras a nível nacional, que têm servido também como exemplo de boas práticas para outros municípios”, defende o presidente da autarquia, Antonino de Sousa, citado em comunicado.
Em Penafiel, diz a Câmara Municipal, são cerca de 3.800 as famílias apoiadas de forma directa ou indirecta pelas diversas medidas em vigor. O Observatório analisa as iniciativas dos municípios relativamente ao apoio prestado à maternidade e paternidade, ao apoio às famílias com necessidades especiais, a medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social.
“A título de exemplo, em Penafiel as famílias têm direito à aplicação da tarifa familiar de consumo de água; redução em 50% nas entradas para espectáculos culturais, desportivos, recreativos, entre outros; redução em 50% nas piscinas municipais (natação livre); redução em 50% dos custos nas férias educativas e desportivas da autarquia com oferta de Cartão Municipal Famílias Numerosas; apoio psicológico e social a famílias com carência económica e/ou risco exclusão social, apoio à renda, medicação, entre muitas outras”, adianta nota de imprensa.
Recorde-se que o Observatório das Autarquias Mais Familiarmente Responsáveis é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), em parceira com Instituto da Segurança Social. Trata-se do o único Observatório que avalia políticas locais, com total abrangência de áreas avaliadas e cobertura de todo o território nacional.
Na região, Lousada recebeu, este ano, pela primeira vez, o estatuto de Município Amigo das Famílias.