As bibliotecas dos seis Agrupamentos Escolares e Escola não Agrupada do concelho de Paredes receberam da Câmara Municipal de Paredes 263 novos livros.
Os alunos de duas turmas do primeiro e do segundo ano, do Centro Escolar de Paredes, receberam, esta segunda-feira, das mãos do presidente da Câmara Municipal de Paredes, Alexandre Almeida e do vereador da Educação, Paulo Silva, os livros do projecto “Paredes Educa – Construir Mais Sucesso”.
Esta iniciativa, em que os 263 livros representam um investimento financiado de cerca de cinco mil euros, pretende “reforçar as bibliotecas escolares dos diferentes estabelecimentos de ensino e, desta forma, promover a leitura enquanto promotora do sucesso escolar”, refere um comunicado da autarquia.
Ainda no âmbito deste projecto estão previstas acções de dinamização de leitura que envolvem os encarregados de educação.
O município de Paredes integra, ainda, a Rede de Bibliotecas Norte e, nesse sentido, estabeleceu uma parceria com esta entidade que prevê o apoio ao projecto em actividades relacionadas com a dinamização da leitura.
Entre elas está a actividade “Contos & pontos”, em que os pais dos alunos do primeiro ano e do segundo são convidados a ir à escola durante o primeiro e o segundo período lectivo para contar uma história à turma do seu educando. Acerca da história que irão contar deverão decorar em família um quadrado de tecido e, no final do ano lectivo, unir-se-ão todos os quadrados para criar uma manta de histórias.
Estas mantas serão redistribuídas pelas escolas aleatoriamente, no ano lectivo seguinte, e será proposto a todas as turmas do segundo ano, através de uma actividade de escrita criativa, produzirem uma nova história a partir das imagens da manta, até ao segundo período lectivo do segundo ano do projecto. Durante o terceiro período, cada escola elegerá a história vencedora. As 15 melhores histórias, uma por cada escola, participarão num concurso, para eleger a melhor do concelho.
Outra actividade é “Histórias sem Paredes”, que pretende partilhar o universo familiar de histórias com outras famílias, levando os livros para contextos não formais de leitura.