O Estádio Municipal 25 de Abril recebe, esta terça-feira, a selecção nacional de futebol feminino para o primeiro jogo de apuramento do Campeonato do Mundo, que se realiza em França, em 2019.
As comandadas do seleccionador nacional, Francisco Neto, encontram-se em Penafiel desde o dia 22 deste mês e cumprem esta segunda-feira, um treino de adaptação ao terreno de jogo, estando previsto no final uma conferência de imprensa com o seleccionador e uma jogadora das Quinas.
A selecção nacional feminina já mediu forças com a formação belga em jogos de qualificação para Campeonatos do Mundo, tendo vencido dois jogos, no ano de 1998, na caminhada de apuramento para o Mundial dos EUA (1999). À data, Portugal venceu por 2-0, em casa e fora.
A formação belga soma já dois triunfos é líder do grupo 6, tendo batido a Moldávia, por 12-0 e a Roménia por 3-2.
A selecção feminina das Quinas sonha com a estreia na fase final do Mundial de 2019, tentando chegar pela sexta vez consecutiva a uma fase final.
A melhor prestação portuguesa aconteceu na penúltima tentativa, na qualificação para o Mundial de 2011., tendo falhado o apuramento para os Campeonatos do Mundo de 1999 (EUA), 2003 (EUA), 2007 (China), 2011 (Alemanha) e 2015 (Canadá).
Na caminhada para o Mundial de França, Portugal tem como adversários as selecções de Bélgica, Itália, Roménia e Moldávia.
A equipa das Quinas encontra-se na 34.ª posição do ranking mundial da FIFA. A Itália, primeira cabeça de série, é a adversária mais bem posicionada, no 18.º posto. Seguese a Bélgica, primeira adversária da armada lusa, no 23.º lugar. A Roménia está no 38.º, à frente da Moldávia, que ocupa o 86.º.
Os sete vencedores de cada grupo de qualificação apuram-se directamente para o Mundial, enquanto os quatro melhores segundos, na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos, irão jogar um ‘playoff’.
O vencedor do ‘playoff’ juntar-se-á aos sete vencedores dos grupos e, também, à anfitriã França. A fase final do Mundial será disputada por 24 seleções.
A UEFA é a confederação com mais lugares na prova [oito mais a anfitriã]. A CAF tem três lugares, a AFC possui cinco, e a CONCACAF tem três vagas mais um lugar atribuído via ‘playoff’. A Oceânia terá apenas uma selecção a competir na fase final do Campeonato do Mundo.
O Estádio Municipal 25 de Abril tem capacidade para 5087 lugares. É um estádio arrelvado desde 1984. O recinto foi submetido a obras de remodelação, o que lhe permitiu receber em 2015 um jogo oficial da Selecção Nacional sub-21, após 25 anos de interregno de jogos internacionais.