Verdadeiro Olhar

Moda e glamour no Mercado de Ermesinde

Sábado de manhã ainda se venderam frutas, legumes e peixe no Mercado de Ermesinde. À noite o espaço de venda transformou-se e quem o visitou não ficou com certeza indiferente. As bancas dos vendedores deram lugar a uma passarela e o glamour encheu o espaço. Aqui realizou-se o Ermesinde Fashion 2016, promovido pela Junta de Freguesia no âmbito das comemorações do Dia da Mulher.

Do extenso programa de actividades de comemoração do Dia da Mulher, promovido pela Junta de Freguesia de Ermesinde, fez parte a realização de um desfile de moda que teve a particularidade de se realizar no interior do Mercado de Ermesinde, um espaço que tem vindo a abrir-se à comunidade com actividades para além da venda de consumíveis. Mas esta foi a primeira vez que o mercado teve de se transformar completamente para receber a população. Desmontadas as bancas dos comerciantes, seguiu-se um trabalho intensivo para decorar e colocar os palcos, dando também as condições para os criadores e as modelos trabalharem. Já pelas 21h30 do mercado já só havia sinal pelo próprio letreiro à porta. A passadeira vermelha estendeu-se e por ela passaram 32 modelos mulheres e 12 modelos homens, que desfilaram roupas e estilos de 24 criadores e marcas provenientes de vários concelhos da Área Metropolitana do Porto.

 

Mercado tem “enorme potencial” para actividades

Luís Ramalho, presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, salienta que a escolha do mercado para este desfile revelou “o enorme potencial” do local para a realização de actividades em espaço coberto fora do edifício da junta de freguesia. “Havia pessoas, de Ermesinde, que não sabiam da existência do mercado e esta iniciativa serviu para promover e mostrar o outro lado do espaço”, disse, salientando que foi possível envolver os comerciantes na iniciativa. De referir que foram os vendedores do mercado que forneceram as frutas para as bebibas preparadas pelos alunos da Consultâmega para servir os espectadores do desfile. A Junta de Freguesia, adiantou Luís Ramalho, está já a preparar um programa de novas actividades que irão ser promovidas no Mercado de Ermesinde.