O Ministro das Infra-estruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos, vai presidir à cerimónia de assinatura do acordo de colaboração com o IHRU – Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana para a execução do 1.º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação no Município de Valongo, anunciou a autarquia.
A cerimónia acontece amanhã, no Auditório Dr. António Macedo do Fórum Vallis Longus, sendo que o contrato permitirá a execução da Estratégia Local de Habitação (ELH) de Valongo e prevê um investimento de 37, 3 milhões de euros “destinado a suprir as carências habitacionais de 805 famílias (1.718 pessoas na totalidade), através de soluções que incluem construção de novas habitações, reabilitação, aquisição e arrendamento”.
Além destas famílias, a ELH abrange ainda mais 50 “que reúnam as condições para se constituírem como beneficiárias directas do Programa 1.º Direito”, aumentando o investimento total para os 41,3 milhões de euros, adianta a Câmara.
Este projecto deve ser executado em seis anos. “A Estratégia Local de Habitação de Valongo vem dar resposta a um dos maiores problemas da nossa comunidade”, defende o presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, citado em nota de imprensa.
O autarca lembra que “no actual ciclo governativo foram entregues 168 casas municipais com arrendamento apoiado, tendo sido realojadas no total 454 pessoas, o que representa um investimento público superior a um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis que vão ficando desocupados”, mas mesmo assim existe no concelho uma vasta lista de espera. José Manuel Ribeiro destaca também o investimento superior a quatro milhões de euros, co-financiado por fundos comunitários do Norte2020, na reabilitação exterior dos edifícios e espaço envolvente das urbanizações sociais, “que passaram a ter conforto térmico e a proporcionar maior qualidade de vida aos seus moradores”.