O Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, estará em Penafiel ao longo de vários dias, durante o Escritaria, festival literário que homenageia todos os anos um escritor de língua portuguesa vivo, que este ano é dedicado a Germano de Almeida, escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018.
Segundo a autarquia, a presença do ministro vem “atestar a importância” do evento. “Terá uma participação importante, juntamente com o autor homenageado, na conferência ‘O papel da Lusofonia | À conversa com Germano Almeida e Abraão Vicente (Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde)’, assim como noutras iniciativas inseridas na programação da Escritaria 2021”, sustenta nota de imprensa.
Recorde-se que esta é a 14.ª edição do Escritaria, decorrendo de 24 a 31 de Outubro. Neste festival já foram homenageados Urbano Tavares Rodrigues, José Saramago, Agustina Bessa-Luís, Mia Couto, António Lobo Antunes, Mário de Carvalho, Lídia Jorge, Mário Cláudio, Alice Vieira, Miguel Sousa Tavares, Pepetela, Manuel Alegre e Mário Zambujal.
Agora será a vez da vida e obra de Germano Almeida contaminar a cidade. Para marcar a passagem do autor por Penafiel, serão descerradas uma silhueta e uma frase, como é habitual. As obras deste autor estão publicadas no Brasil, França, Espanha, Itália, Alemanha, Suécia, Holanda, Noruega e Dinamarca, Cuba, Estados Unidos, Bulgária e Suíça.