Verdadeiro Olhar

Milhares de pessoas esperadas na Feira da Regueifa e do Biscoito de Valongo

A Feira da Regueifa e do Biscoito & Mercado Oitocentista realiza-se de 2 a 4 de Junho, no eixo central da cidade de Valongo que compreende as Ruas de São Mamede, Dr. Nunes da Ponte, Sousa Paupério, o Largo do Centenário e a Praça Machado dos Santos.

Segundo a Câmara Municipal de Valongo, promotora do certame, os visitantes poderão saborear as iguarias gastronómicas típicas de Valongo, nas artérias trajadas ao final do século XIX, com artesãos e ofícios espalhados pelo eixo do centro histórico, jogos tradicionais, teatro de rua e dezenas de figurantes.

O objectivo é “valorizar e promover o que Valongo tem de mais emblemático e que constitui uma das suas marcas de excelência – a Regueifa e o Biscoito”, refere nota de imprensa.

“Com presença garantida das principais padarias e biscoitarias do concelho de Valongo, o evento terá animação diária, com fabrico ao vivo, recriações históricas, dança, folclore, exposições e grandes espectáculos, com Francisco Menezes, Raquel Tavares e Emanuel como cabeças de cartaz”, diz a autarquia. Haverá ainda desfiles alegóricos, a cerimónia da Bênção do Pão, as Bugiadas de Santo António, o concurso da melhor Regueifa e do melhor Biscoito, a Meia Maratona Regueifa e o II Capítulo da Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito.

A Feira da Regueifa e do Biscoito é uma aposta ganha. Por isso, investimos cada vez mais neste evento que tem uma adesão cada vez maior da comunidade e resultados muito positivos no tecido económico local”, defende o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, lembrando que as três edições anteriores so certame superaram expectativas e contaram com milhares de visitantes.

Segundo a autarquia, para promover a mobilidade sustentável, pela primeira vez e em parceria com a CP, será disponibilizado um bilhete de ida e volta especial, válido para os Comboios Urbanos do Porto entre qualquer estação da rede e as estações de Susão ou Valongo. Nos dias 3 e 4 de Junho, será possível, por exemplo, viajar entre Aveiro e Susão e regressar por apenas 2 euros.