No primeiro dia, sexta-feira, dia 3 Junho, a partir das 10h30, estão previstas visitas guiadas, com as escolas do concelho, envolvendo mais de 800 alunos. Até às 18h30 os jovens podem contar com encenações alusivas aos artesãos e às artes e ofícios da época, com músicos e demonstrações de arte circense e de armas. Durante o dia, haverá também recriações preparadas ao longo de meses pelos alunos das escolas do concelho.
Para a noite, está agendado, para as 21h00, O Grande Cortejo que conta com a colaboração dos alunos das escolas do concelho. A par do cortejo, a população poderá assistir a um espectáculo de teatro e, a encerrar o dia, haverá um espectáculo de manipulação de fogo.
No sábado e no domingo, o mercado abre às 12h00 e as tabernas convidam para o almoço com petiscos típicos da região e da época.
“Saltimbancos” e “Todo o mundo e ninguém” são duas peças de teatro que vão tomar conta das tardes a par de música antiga, dança, canto e circo. Às 21h30 realiza-se um concerto de música erudita.
Para terminar as noites, volta o espectáculo de manipulação de fogo e a Queimada.
Nesta edição do Mercado, os mais novos não ficaram esquecidos. Vai haver ter um Carrossel Medieval, que tem a particularidade de ser movido por uma manivela, e é gratuito para os menores de 12 anos.
Este evento, segundo nota de imprensa da autarquia, “promete reviver a época da pós-Restauração no contexto de uma povoação rural marcada pelo movimento mercantil.” A população está convidada a visitar o Mercado, mas a autarquia alerta para a presença de “bêbados, ladrões, compradores difíceis, soldados, cartomantes, malabaristas, cuspidores de fogo, bruxas, alcoviteiras” e outras personagens típicas da época.
Entre os mercadores vão marcar presença diversos artesãos representativos das artes e ofícios mais tradicionais da região, como ferreiro, ferrador, cesteiro, construtor de instrumentos musicais, entre muitos outros.