14 pessoas foram detidas e três vão aguardar julgamento na prisão por tráfico de droga e posse de armas proibídas nos municípios de Valongo, Matosinhos, Paredes, Penafiel e Porto.
O grupo, que tem idades compreendidas entre os 18 e os 59 anos e há também uma mulher com 20, estava a ser investigado há cerca de dois anos.
A GNR realizou diversas diligências policiais que culminaram no cumprimento de oito mandados de detenção e de 34 de busca, dos quais 18 domiciliárias, 15 em veículos e um em estabelecimento.
No decorrer da ação policial foi apreendido diverso material, destacando-se mais de 21 mil doses de haxixe, 810 doses de haxixe, 110 de canábis e 108 de cocaína. Ainda, 100 munições, 30 mil euros, 28 volumes de tabaco sem estampilha fiscal, 29 telemóveis, 27 armas de fogo, dez viaturas e o mesmo número de armas brancas, seis artigos em ouro, seis balanças, três computadores, um bastão extensível, um taser e diverso material relacionado com o corte, preparação, dosagem e acondicionamento de estupefacientes.
Os detidos foram presentes no Tribunal Judicial de Penafiel, tendo sido aplicada, a três dos detidos, a medida de coação de prisão preventiva, a oito dos detidos, apresentações semanais nos postos policiais das respetivas áreas de residência, e aos restantes quatro o termo de tdentidade e residência.
Esta ação contou com o reforço da Secção de Informações e Investigação Criminal do Porto, de uma equipa cinotécnica e equipas de intervenção do Destacamento de Intervenção do Porto, dos Destacamentos Territoriais de Amarante, Felgueiras, Matosinhos, Santo Tirso e Vila Nova de Gaia, do Comando Territorial de Braga, e com o apoio da Polícia de Segurança Pública.