O “Hospital dos Pequeninos” chega na próxima terça-feira, dia 17, ao Fórum Vallis Longus, em Valongo. Fica até quinta-feira para ajudar a “desmistificar os cuidados de saúde e doenças”. Segundo nota imprensa da câmara municipal, estima-se que possam participar cerca de 800 crianças.
Das 9h00 às 15h00, crianças entre os 4 e os 6 anos, que frequentem a Educação Pré- Escolar do Ensino Básico de Valongo, vão poder “tratar da saúde” dos seus bonecos preferidos, com direito a consultórios, salas de cirurgia e exames e até consultas de especialidade.
As crianças vão, mais uma vez, assumir o papel de pais, trazendo um brinquedo, com uma doença já identificada, para ser observado e tratado com o apoio dos estudantes de medicina voluntários do Departamento de Acção Comunitária (DAC), da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), juntamente com estudantes colaboradores da mesma faculdade.
Os passos vão ser seguidos tal como num hospital. À entrada vão ter acesso à Sala de Triagem que, após um breve diagnóstico, são dirigidas para pequenos consultórios com nomes relativos às doenças: o consultório para dores de barriga, para dores de cabeça e febre, para acidentes, para falta de ar ou asma, para constipações ou dores de garganta e, ainda, para o bloco operatório e para a sala de análises clínicas.
Quando a fome apertar, as crianças vão poder dirigir-se à farmácia do hospital onde poderão trocar a sua receita por um lanche.