Verdadeiro Olhar

Medalha de Ouro do Concelho para médica e presidente do IPP

Em 2015, foram medalhadas as PME (pequenas e médias empresas) de excelência de Penafiel distinguidas pelo IAPMEI

A Câmara Municipal de Penafiel vai distinguir com a Medalha de Ouro do Concelho Maria Adelaide Rodrigues dos Santos e Rosário Gambôa. A primeira é uma das fundadoras da Clínica Médica Arrifana do Sousa, na qual ainda exerce funções como médica. A segunda foi reeleita para um segundo mandato como presidente do Instituto Politécnico do Porto.

As condecorações vão ser atribuídas em 3 de Março, dia em que é festejada a elevação de Penafiel a cidade. Na mesma cerimónia, várias personalidades que marcaram a história recente de Penafiel, com especial destaque para as que actuaram no sector da educação, também serão homenageados com a Medalha de Mérito Municipal Dourada. Esta distinção vai ser entregue ainda a Margarida dos Santos Sousa, a porteira radicada em França que salvou várias pessoas durante os atentados de Paris.

 

Fundadora da Clínica Arrifana do Sousa foi a primeira mulher de Penafiel a formar-se em Medicina

É a mais alta condecoração atribuída pelo município penafidelense e este ano vai ser entregue a duas mulheres. A primeira é Maria Adelaide Rodrigues dos Santos, que foi a primeira mulher formada em Medicina do concelho de Penafiel. Em 1978 também foi uma das fundadoras da Clínica Médica Arrifana de Sousa, onde ainda exerce funções como médica. No âmbito da sua actividade destacou-se na assistência à maternidade, assistência aos mais velhos, na prestação de cuidados médicos ao domicílio e na implementação das primeiras consultas de Planeamento Familiar em Penafiel.

Já Rosário Gambôa é natural da freguesia de Penafiel e tem desempenhado relevantes funções no ensino Politécnico Universitário, na academia, na investigação, na cultura e na acção cívica. Recentemente, foi reeleita para um segundo mandato na presidência do Instituto Politécnico do Porto

 

“Zequinha da Farmácia” recebe medalha a título póstumo

Pelas 15h00 de 3 de Março, na sessão solene que vai decorrer no Museu Municipal de Penafiel, seis professores, que também lideraram as direcções das escolas onde estavam colocados, vão receber a Medalha de Mérito Municipal Dourada. São eles Ismael Mendes, António Alberto Simões, Maria Luísa Coelho, Ana Alzira Pereira, Vítor Nunes Leite e Maria Leonilde Ferreira Coelho.

Igual distinção será atribuída a Manuel Dias dos Santos, que dedicou toda a vida ao ensino, e José Aires de Sousa. Conhecido por “Zequinha da Farmácia”, José Aires de Sousa faleceu no passado dia 3 de Fevereiro, com 83 anos. Até este dia manteve-se a trabalhar na Farmácia Confiança, situada no centro da cidade penafidelense. José Aires de Sousa também se dedicou ao dirigismo, sobretudo no Futebol Clube de Penafiel.

Homenageado a título póstumo será ainda Paulino Rodrigues, vereador da Câmara Municipal de Penafiel em 1979. Este penafidelense destacou-se também como guarda-redes do Futebol Clube de Penafiel e fez carreira ao serviço dos Bombeiros Voluntários de Penafiel.

A Medalha de Mérito Municipal Dourada será atribuída, igualmente, a Margarida dos Santos Sousa. Natural de Galegos, reside em França há 36 anos, país onde é porteira de profissão há 25 anos. Margarida dos Santos Sousa foi uma das heroínas da fatídica noite de 13 de Novembro, quando, em Paris, salvou várias pessoas de morrer durante o atentado terrorista à sala de espectáculos Le Bataclan.