Marcelo Rebelo de Sousa é o novo Presidente da República. O candidato conseguiu 52% dos votos numas eleições presidenciais em que a taxa de abstenção superou os 51%.
Além de ter vencido em todos os distritos do país, Marcelo Rebelo de Sousa só não foi o mais votado em 17 dos 308 concelhos.
O Vale do Sousa seguiu a tendência nacional, com Marcelo a vencer em Castelo de Paiva, Felgueiras, Lousada, Paços de Ferreira, Paredes e Penafiel. O candidato conquistou também o concelho de Valongo.
Em Lousada, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Valongo, Marcelo Rebelo de Sousa ganhou em quase todas as freguesias. Perdeu o lugar de mais votado apenas em Rans, Penafiel, onde Vitorino Silva conseguiu a melhor votação do país.
Marcelo Rebelo de Sousa toma posse a 9 de Março.
Tino de Rans chegou aos 3,3%
Mais de 2,4 milhões de votos fazem de Marcelo Rebelo de Sousa o novo Presidente da República, sucessor de Aníbal Cavaco Silva.
Sampaio da Nóvoa foi o segundo candidato mais votado, com 22,9% dos votos dos portugueses, e Marisa Matias, candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda, ficou na terceira posição, com 10,1% dos votos, sendo a grande surpresa da noite. Maria de Belém chegou apenas aos 4,2% e Edgar Silva, pelo PCP, ficou-se pelos 4%. O penafidelense Vitorino Silva, mais conhecido como Tino de Rans, foi o sexto candidato a recolher mais votos – 3,3%. Paulo Morais ficou com 2,2% dos votos e Henrique Neto, Jorge Sequeira e Cândido Ferreira ficaram abaixo do 1%.
De realçar a elevada taxa de abstenção, superior a 51%. Foi a mais elevada numa eleição para um novo Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa venceu em todos os distritos. No Porto, o segundo candidato mais votado foi Sampaio da Nóvoa e a terceira Marisa Matias. A novidade está no quarto mais votado. Vitorino Silva fica à frente de Maria de Belém com 5,7% dos votos.
No Vale do Sousa, o candidato venceu nos seis concelhos. A votação mais elevada que alcançou foi em Paços de Ferreira, com 62,6%, e a mais baixa em Penafiel, com 48,2%.
Mais de 11.200 lousadenses escolheram Marcelo para presidente
Mas vamos concelho a concelho. Em Lousada, Marcelo Rebelo de Sousa recolheu mais de 11.200 votos, chegando aos 54,9%. Com menos de um terço dos votos, Sampaio da Nóvoa ficou em segundo lugar, com 17,2%. Vitorino Silva foi o terceiro candidato mais votado, com 11,3%. Seguem-se Marisa Matias, 8%, e Maria de Belém, 4,8%. No total, foram às urnas 51,3% dos eleitores lousadenses.
A melhor votação de Marcelo Rebelo de Sousa é em Nevogilde, onde chega aos 68%. A menor aconteceu em Meinedo, mas mesmo assim chega aos 42%.
Tino de Rans foi o terceiro candidato escolhido pelos eleitores em todas as freguesias. À excepção de Nevogilde, onde fica na segunda posição, com 11,2% dos votos, e do Torno, onde cai para o 4.º lugar, sendo ultrapassado por Marisa Matias.
Paços de Ferreira deu 62,6% dos votos ao novo Presidente da República
Em Paços de Ferreira, Marcelo Rebelo de Sousa também venceu e com uma percentagem superior à conquistada no país, 62,6%. Sampaio da Nóvoa ficou-se pelos 14,7% e Marisa Matias pelos 8%. Vitorino Silva foi o quarto candidato mais votado (7,1%), à frente de Maria de Belém (3,7%).
As votações mais elevadas em Marcelo aconteceram em Penamaior (70,7%) e Meixomil (68%). Vitorino Silva foi o terceiro candidato mais votado em Meixomil, Ferreira, Frazão e Arreigada e Penamaior.
A abstenção no concelho foi de mais de 48%.
Edgar Silva teve o melhor resultado da região em Parada de Todeia
Em Paredes, 56,6 % dos eleitores foram às urnas. Marcelo Rebelo de Sousa recolheu 59% dos votos, Sampaio da Nóvoa 14% e Vitorino Silva 11,7%. Nos cinco mais votados ficam ainda Marisa Matias, com 7,8%, e Mara de Belém, com 3,6%.
Duas Igrejas, Sobrosa e Vilela deram mais de 70% dos votos ao novo Presidente da República. O pior resultado do candidato foi em Parada de Todeia, onde recolheu apenas 31,2% dos votos. A freguesia deu o melhor resultado do concelho a Edgar Silva, que teve 11,2%.
Tino de Rans foi o segundo mais votado em Beire, Cristelo, Duas Igrejas, Louredo, Vandoma e Vilela.
Vitorino Silva venceu em Rans
Sem surpresas, Vitorino Silva, foi o segundo candidato mais votado no concelho de Penafiel, com 22,7% dos votos, ficando à frente de Sampaio da Nóvoa, que chegou aos 15,1%. Ainda assim, não conseguiu levar a melhor a Marcelo Rebelo de Sousa, que conquistou 48,2% dos eleitores penafidelenses.
Mas em Rans, freguesia de onde é natural o candidato penafidelense, Marcelo saiu a perder. 60,9% dos votos foram para Tino. Marcelo Rebelo de Sousa teve a votação mais baixa no concelho, ficando-se pelos 27,3%, e Sampaio da Nóvoa não chegou aos 7%. Vitorino Silva foi também o segundo candidato mais votado em Duas Igrejas, onde chegou aos 34,7%, ficando muito perto de Marcelo.
A menor diferença entre Marcelo (31%) e Sampaio da Nóvoa (24,6%) foi em Rio Mau.
O concelho teve a menor abstenção da região – 58,7% foram às urnas.
46,8% dos valonguenses escolheu Marcelo Rebelo de Sousa
Valongo também deu a vitória a Marcelo Rebelo de Sousa, que foi escolhido por 46,8% dos eleitores nestas eleições presidenciais.
Sampaio da Nóvoa surge, à semelhança do país, como segundo mais votado (22,2%) e Marisa Matias foi a terceira mais escolhida com 11,5% dos votos. Vitorino Silva conseguiu 7,2% dos votos, Maria de Belém 5,2%, Edgar Silva 3,3%, Paulo Morais 2,7% e os outros candidatos não chegaram ao 1%.
Alfena deu a melhor votação a Marcelo Rebelo de Sousa – 50,4% – e a melhor prestação de Sampaio da Nóvoa foi em Ermesinde, onde conseguiu 25,1% dos votos. Vitorino Silva foi o terceiro mais votado em Campo e Sobrado.