Valongo vai receber a Conferência Internacional do Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP), uma rede que junta mais de um milhar de cidades de todo o mundo, de cerca de 50 países.
José Manuel Ribeiro assumiu a presidência deste organismo e traz ao município a realização deste evento que, decorreu de 6 a 8 de novembro, no Rio de Janeiro, no Brasil.
O encontro contabiliza a 23ª edição e vai ter como tema as “Ameaças Populistas: Construir Resiliência Democrática com Comunidades Participativas”.
A passagem de testemunho decorreu há dias, no Brasil, onde estiveram representantes nacionais e internacionais das cidades e da sociedade civil e onde se debateram e trocaram práticas sobre democracia participativa, como forma de firmar compromissos e criar uma agenda para uma cidade diversa, inclusiva e transparente”, justifica a autarquia de Valongo.
O Observatório Internacional de Democracia Participativa (OIDP) é uma rede de mais de um milhar de cidades de todo o mundo, na qual os municípios e outros governos locais e regionais, juntamente com organizações da sociedade civil e centros de pesquisa, se associam para desenvolver, implementar e divulgar experiências sobre democracia participativa e deliberativa a nível local, com uma perspetiva de cooperação e solidariedade internacional.
Essa conferência abre um importante espaço para discussões em torno da democracia participativa e pretende construir cidades mais diversas, inclusivas e transparentes, lançando o desafio aos participantes de estreitarem ainda mais as relações entre governantes e governados, entre governos e a sociedade, entre política e cidadania.
Alemanha, Argentina, Bangladesh, Bélgica, Benin, Brasil, Burkina Faso, Camarões, Canadá, Chile, Colômbia, Costa do Marfim, Espanha, França, Haiti, Índia, Irã, Itália, Madagascar, México, Moçambique, Nepal, Holanda, Nigéria, Paquistão, Peru, Filipinas, Portugal, Porto Rico, República Democrática do Congo, Romênia, Rússia, Senegal, Somália, África do Sul, Síria, Togo, Tunísia, Turquia, Uganda, Reino Unido, Estados Unidos, Uruguai e Venezuela são os países representados nesta organização que faz parte da organização mundial Cidades e Governos Locais Unidos.