Mais de 500 famílias continuam à espera de uma habitação social no concelho de Valongo. “Apesar de não dispor de casas em número suficiente para as necessidades do concelho, a Autarquia através da Empresa Municipal Vallis Habita esforça-se por dar resposta aos casos mais dramáticos de uma lista com mais de 500 agregados familiares inscritos para habitação social”, reconhece o município que, esta semana, entregou mais sete habitações.
“No actual ciclo governativo, já foram entregues 168 casas municipais com arrendamento apoiado, tendo sido realojadas no total 454 pessoas, o que representa um investimento público superior a mais de um milhão de euros, em obras de reabilitação dos imóveis. Cada intervenção custa em média 8000 euros. Em 2020, este investimento foi de 93.952,13 euro”, explica a autarquia em nota de imprensa, lembrando que o município dispõe de 1098 habitações sociais em regime de arrendamento e que as entregas de casas só podem realizar-se à medida que as habitações vão sendo desocupadas pelos anteriores moradores e são realizadas obras.
A Câmara Municipal de Valongo já aprovou a Estratégia Local de Habitação (ELH), documento que servirá de suporte à candidatura ao 1º Direito – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação para “garantir a todos o acesso a uma habitação digna e adequada, bem como definir e programar a intervenção municipal no domínio da habitação nos próximos seis anos”. Segundo a autarquia, “mais de 1800 pessoas vão beneficiar deste programa de inclusão social e territorial” e o investimento previsto ultrapassa os 41 milhões de euros.