Mais de 400 alunos, de 25 escolas de Lousada, foram abrangidos pelo rastreio ao daltonismo. Desigando de ‘ColorAdd’, este é um projeto desenvolvido há cinco anos, que tem como objetivo “contribuir para a construção de um ambiente escolar inclusivo e sensibilizar a população para o daltonismo”, explica o município.
Foram abrangidos alunos do 1º ciclo do Ensino Básico, público e privado, sendo que foi utilizado o “Teste de Ishiara” no despiste do daltonismo, a Tabela de Snellen e o Visiotest para a acuidade visual, tendo participado nesta ação a Casa dos Óculos, Ergovisão, Óptica Boa Imagem e Multiopticas..
Dos alunos rastreados, 216 eram rapazes, sendo que nove revelaram dificuldades de identificação das cores e 22 apresentaram dificuldades de acuidade visual, sendo sugerida consulta de especialidade para realização de exames complementares.
Das 203 raparigas avaliadas, nenhuma apresentou sintomas de dificuldade de identificação das cores, no entanto, 29 delas manifestaram dificuldade de acuidade visual.
A vereadora da Ação Social, Maria do Céu Rocha, salienta que “o grande objetivo é promover a inclusão e igualdade e, por isso, procuramos uma escola cada vez mais inclusiva, com oportunidades iguais para todos os alunos”, sendo que este trabalho “é, por vezes, o modo de algumas das crianças terem acesso ao diagnóstico, quer de daltonismo, quer mesmo de acuidade visual”.