Verdadeiro Olhar

Mais de 2400 propriedades identificadas através do BUPi em Lousada, Paços de Ferreira e Valongo

Foto: Câmara de Lousada

O projecto BUPi – Balcão Único do Prédio já conta com mais de 700 mil propriedades identificadas, tendo atingido um recorde de número de processos de identificação de propriedades finalizados em Agosto, com 77 mil processos concluídos, um aumento de 17% em relação a Julho.

Segundo nota de imprensa deste projecto, “Bragança, Viseu, Vimioso, Miranda do Douro e Tondela foram os municípios que mais se destacaram, tendo concluído, em conjunto, cerca de 12 mil processos”. “No âmbito do BUPi, mais de 115 mil pessoas já identificaram, de forma gratuita e sem aumento de impostos, mais de 700 mil propriedades”, refere a mesma fonte.

Há 141 câmaras municipais aderentes. Entre elas Lousada, Paços de Ferreira e Valongo. Ao todo, estes três municipios já têm 2412 processos finalizados, indica o site do BUPi. Em Lousada foram identificadas 891 propriedades, em Paços de Ferreira 507 e, em Valongo, 1.014.

O BUPi pretende identificar e delimitar os prédios rústicos e mistos existentes com o objectivo de contribuir para o “ordenamento do território, a valorização dos recursos, identificação dos proprietários e a prevenção dos incêndios”. Este “conhecimento dos limites e da titularidade das propriedades são fundamentais para que os municípios possam planear e gerir os seus territórios”.