O município de Valongo já ultrapassou as metas do PAPERSU – Valongo (plano de acção para atingir os objectivos definidos pelo Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos 2020) no que toca à compostagem caseira.
Segundo a autarquia, já foram entregues mais de 1350 compostores à população, sendo o concelho o primeiro do universo Lipor a superar as metas estabelecidas para a compostagem caseira até 2020.
Este fim-de-semana, Alfena acolheu o último curso de compostagem caseira ‘Terra a Terra’, do ciclo promovido pelo município de Valongo em parceria com a Lipor. No Centro Cultural de Alfena foram entregues mais cerca de 60 compostores aos formandos.
“Mesmo com os objectivos superados, o município continua a apostar na compostagem caseira como parte integrante da estratégia de mudança de comportamentos, que passa também pelo aumento da reciclagem de materiais que ainda são indevidamente enviados para queimar na central incineradora, como o vidro, o plástico e o papel, pois só diminuindo a produção de lixo indiferenciado será possível criar condições para se baixarem os custos do sistema de tratamento dos resíduos”, sustenta a Câmara Municipal.