O concelho de Lousada volta a acolher a terceira edição do evento desportivo 100K Portugal, que irá decorrer no Complexo Desportivo de Lousada, no dia 25 de Março.
O 100K Portugal/100km a Correr é um evento desportivo de corrida de resistência, em circuito fechado de 1,6 quilómetros e é composto por quatro provas, a ultramaratona (100 quilómetros) – Individual, a ultramaratona (100 quilómetros) – estafeta de quatro atletas, a maratona (42,195 metros) e a maratona Individual 10k (10 quilómetros).
A organização está a cabo da marca 100k Portugal com o apoio da Câmara Municipal de
Lousada e do Grupo Dramático e Recreativo de Retorta.
Ao Verdadeiro Olhar, o vereador do desporto da Câmara de Lousada, António Augusto destacou que apesar das inscrições estarem ainda a decorrer, a organização estima ter para cima de 400 participantes.
“As inscrições estão a decorrer, contudo, esperamos ter mais de 400 atletas nas diferentes provas entre eles algumas dezenas de estrangeiros”, afirmou, salientando que a prova irá manter o mesmo figurino com algumas alterações pontuais.
Segundo a organização, até ao momento a prova conta já com atletas oriundos de seis países: Portugal, Brasil, França, Irlanda, Moldávia e Polónia.
“Todos estes acontecimentos geram um conjunto significativos de dormidas e refeições, que obviamente ajudam a animar economicamente o sector”
Sobre o impacto que a corrida tem na economia, alojamento, restauração e comércio local, o responsável pelo pelouro do desporto assegurou que o desporto tem sido um veículo promocional do concelho. “Directa ou indirectamente o município está envolvido num conjunto muito significativo de eventos desportivos que vão desde o atletismo ao automobilismo, dos estágios de equipas de futebol a competições internacionais de ténis entre muitos outros; todos estes acontecimentos geram um conjunto significativo de dormidas e refeições, que obviamente ajudam a animar economicamente o sector”, avançou.
Refira-se que as duas últimas edições da 100K, em masculinos, foram ganhas pelo atleta Luís Gil que percorrer os 100 quilómetros em 07h24m27s e 07h22m51s, respectivamente.
Em femininos, as duas últimas edições foram ganhas por uma portuguesa, Isabel Moeiro, com o tempo de 10h02m33s, e uma norueguesa, Aud Stuhrcm, com o tempo de 08h25m55s.
A receita da 100K, deste ano, irá reverter em parte para os Bombeiros Voluntários de Lousada.