A Câmara Municipal de Lousada vai disponibilizar 700 compostores domésticos de 330 litros de capacidade à população no âmbito do projecto “ Compostar, melhor Plantar”, conseguido através de uma candidatura ao Pograma Biobairros – da terra à terra. A iniciativa é financiada pelo Fundo Ambiental e tem como objectivo o desvio dos bio-resíduos dos contentores de resíduos indiferenciados e consequente deposição em aterro.
“Este projecto destina-se a todos os munícipes com interesse pela compostagem doméstica e com condições de alojamento, tipo moradia com espaço exterior, quintal, jardim ou horta”, explica a autarquia.
Para receber o equipamento, os interessados devem preencher um formulário. Segundo o município, além do compostor, será entregue um folheto que funciona como manual para a realização da compostagem doméstica, “onde pode ser encontrada informação como onde e quem pode fazer a compostagem doméstica, qual e o melhor local para colocar o compostor, quais os materiais que podem ou não ser colocados lá, como fazer a compostagem doméstica, os cuidados a ter com o equipamento, bem como a aplicação do composto, entre outras informações”.
“Através da separação dos bio-resíduos, nomeadamente restos alimentares e cortes de jardim, e a sua deposição no compostor doméstico os munícipes obterão um composto de excelente qualidade para aplicar no seu jardim, quintal ou horta”, garante ainda a Câmara.