Os consumidores de Lousada podem obter informações ou orientações no que diz respeito ao consumo no Centro de informação Autárquico (CIAC), a funcionar no edifício dos Paços do Concelho.
O espaço funciona desde 2020 e nasceu fruto de um protocolo firmado entre a autarquia e a Direção Geral do Consumidor.
Este serviço de atendimento destina-se a “apoiar o consumidor”, quer ao nível da “informação e orientação”, fazendo ainda “encaminhamento de conflitos”, esclarece o município.
Paralelamente a este serviço, a autarquia assinou um protocolo com o Centro de Arbitragem Conflitos de Consumo do Ave, Tâmega e Sousa, o TRIAVE, onde a população local pode recorrer em caso de litígio.
Assim, “os munícipes de Lousada passam a ter a possibilidade de exercerem os seus direitos, enquanto consumidores, através do recurso ao TRIAVE, beneficiando de uma proximidade na resolução alternativa de litígios”.
O TRIAVE também fornece todas as informações acerca dos direitos dos consumidores.