O município de Lousada promove, nos próximos dias 25 e 26, diversas actividades de sensibilização ambiental e associativa no âmbito do projecto europeu NGEurope.
O projecto tem como objectivos a capacitação de líderes associativos e sensibilizar para a importância do trabalho das Organizações Não Governamentais na Europa, de forma a promover uma economia verde e a coesão social através da participação e mobilização cívica.
Assim, o primeiro evento deste projecto Erasmus+ é em Lousada e foca-se na liderança associativa.
Com efeito e no âmbito deste encontro em Lousada irá decorrer o seminário “Acção Cívica e Associativa” que tem como objectivos dar a conhecer exemplos de boas práticas ambientais e sociais ao nível do associativismo em Portugal que partilhem não só o trabalho que desenvolvem, mas um pouco da sua história, motivações, dificuldades sentidas e oportunidades criadas e, claro, o impacte nas comunidades onde actuam.
A organização pretende que quem venha assistir ao seminário, saia inspirado e motivado a participar activamente na sua comunidade e com novas ideias de projectos inovadores para pôr em prática, diz nota de imprensa da autarquia.
No sábado, realizam-se conferências com partilha dos exemplos de associações e movimentos cívicos de sucesso que promovem projectos inovadores que desempenham um papel importante na comunidade onde actuam, principalmente a nível das questões ambientais e sociais. Está confirmada a presença de instituições como a EducAfrica, Associação Transumância e Natureza, Associação Escolas da Floresta, Palombar, Associação Cura+ e a Associação BioLiving.
O projecto inclui ainda um curso intensivo em liderança associativa e gestão de organizações não governamentais, a realizar em vários países da Europa. A primeira edição está agendada para Julho, também em Lousada, e todos os detalhes e inscrições vão ser apresentados no segundo dia de actividades.