O município de Lousada investiu mais de um milhão de euros em obras e equipamento, em clubes, no desporto não federado e nas diversas atividades desportivas desenvolvidas pela autarquia.
A informação foi avançada pelo presidente da Câmara Municipal de Lousada, à margem da Gala do Desporto que premiou atletas e modalidades, e que decorreu no fim-de-semana.
A autarquia tem dado um conjunto de apoios na área desportiva, que vão desde os contratos de desenvolvimento, ao plano de atividades dos clubes, exames médicos e seguros desportivos, desporto automóvel e apoios diretos, o que na época passada representou um total superior a 446 mil euros, explicou o autarca.
Pedro Machado anunciou ainda que o “o trabalho continua e já foi aberto concurso público para a requalificação de equipamentos desportivo e construção de dois campos sintéticos, numa primeira fase, e outros três, que vão avançar numa fase posterior”.
O edil revelou também um novo apoio que vai ser direcionado para os clubes e que está relacionado com escassez de transportes dos atletas. Assim, vão ser realizadas reuniões, sobretudo com as colectividades que têm escalões de formação, com o objetivo de “delinear um plano para a aquisição de viaturas para que os atletas tenham melhores condições de conforto e segurança”.
Já sobre a Gala do Desporto, Pedro Machado começou por destacar que Lousada tem grande patromónio desportivo, elencando que “na última época desportiva o número de atletas federados aumentou, quando comparado com a pré pandemia, ultrapassando já os 2500”.
No evento, e em representação da Comissão Reguladora, esteve a Fátima Esteves que referiu ser notório que “Lousada tem um historial desportivo muito vasto e de grande valor” e que há “muitas as modalidades desportivas que estão à disposição de todos, desde as simples caminhadas pela ecopista até às corridas de Rally na Pista da Costilha. Praticar desporto federado, amador, por lazer ou recreação faz, felizmente e cada vez mais, parte do dia a dia” da população local.
Sobre os distinguidos, estiveram a concurso cinco categorias de prémios. Nos individuais, o Mérito Desportivo foi para João Santos, da Associação de Hóquei de Lousada. Já Paula Oliveira, da Academia de Ginástica de Lousada, venceu pela Dedicação. A Modalidade do Ano foi também atribuída à ginástica.
No que diz respeito à Figura Desportiva do Ano, o destaque foi para Vítor Valinhas, em Hóquei em Campo, e o Evento do Ano foi atribuído à União Desportiva de Lagoas por ter organizado o Lagoas Super Cup. Já o Prémio Best Online, decidido pelo número de gostos no Facebook do município, foi para os Sub10 Benjamins, da Associação Desportiva de Lousada.
Nos prémios coletivos destacaram-se o Futebol Clube de Romariz, na modalidade de futebol, como Associação Desportiva do Ano, e a Academia de Ginástica de Lousada, como equipa do ano, representada pelas seniores femininas de ginástica artística.
Na categoria de Atleta Revelação a vencedora foi Rita Guimarães, do Futebol Clube de Romariz. Helena Sousa, do Grupo Recreativo, Desportivo e Cultural de Santo Estêvão, venceu na categoria de Dirigente do Ano.
Já o galardão de treinadora foi Elisabete Ramos, da Associação de Patinagem Artística de Lousada. Vítor Sousa, do Automobilismo, foi eleito o Árbitro/Juiz do Ano.
A atleta feminina do ano que esteve em destaque foi Mariana Martins, em Futsal, do Centro Cultural e Desportivo da Ordem, e o atleta masculino foi Pedro Moura Pereira, Natação Pura, da Lousada Século XXI.
No que respeita à categoria de Atleta do Ano de Desporto Adaptado, este ano o prémio foi atribuído a Manuela Mota, na modalidade de ParaTénis de Mesa, do Clube de Ténis de Mesa de Lousada.
Foram também distinguidos os Campeões e Atletas integrantes em Seleções Nacionais no ano de 2023.