A Câmara de Lousada voltou a premiar atletas, clubes, associações e dirigentes na IV edição da Gala do Desporto pela sua dedicação, esforço e desempenho.
O prémio mérito desportivo foi entregue a Luís Miguel Marques, dirigente do CC Lousada BTT, e o prémio dedicação foi para Elisabete Duarte, dirigente do LAC Patinagem.
Na categoria modalidade do ano, a categoria escolhia foi o ténis de mesa e a personalidade mais votada Ricardo Fonseca, da AAMDCvs Artes Marciais.
No evento desportivo do ano, a escolha recaiu sobre o Lousada Indoor Open I e II, iniciativa promovida pelo Lousada Ténis Atlântico. Já prémio relativo ao Best Online, decidido pelo público, foi para Jorge Gonzaga, na modalidade de Kartcross.
Foram entregues dois prémios carreira, o primeiro a Amélia Fonseca, a título póstumo, enquanto dirigente da Lousada Séc.XXI, e a Manuel Magalhães, que assumiu funções de dirigente na ARD Macieira.
Os prémios colectivos foram para o Lousada Ténis Atlântico, como associação do ano, e as seniores femininas da Associação Desportiva de Lustosa, na modalidade de futsal.
Nos prémios individuais, a atleta revelação foi Daniela Nogueira, da Associação Desportiva de Lustosa.
O dirigente do ano foi Jorge Simão, do Clube Automóvel de Lousada e o prémio de treinador do ano foi para Hélder Moreira, da AAMDCvs, modalidade Gung Fu.
Vítor Sousa, juiz de ralicross, foi o vencedor a categoria árbitro/ juiz do ano.
A atleta do ano feminina foi Adriana Gomes, do SL Benfica, e o prémio atleta do ano masculino foi Jorge Gonzaga. Manuela Magalhães, representando a Lousavidas e a CTMLousada – ténis adaptado, foi a atleta vencedora na categoria de atleta do ano de desporto adaptado.
Foram ainda distinguidos os atletas chamados às selecções nacionais, nas modalidades relativas a basquetebol em cadeira de rodas, hóquei em campo, futebol, pólo aquático, atletismo, pesca desportiva e artes marciais.
Os campeões individuais e os colectivos foram, igualmente, distinguidos.
Citado em comunicado, o presidente da Câmara Municipal de Lousada, Pedro Machado, realçou que o desporto continua a ser um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento do concelho, salientando que o executivo vai continuar a promover investimentos no município.
O autarca realçou, também, que a aposta na Gala do Desporto é demonstrativa da vitalidade que o desporto tem no concelho, referindo-se ao papel que as associações desportivas e clubes têm neste processo, como sendo, também, determinante para o fomento da prática desportivo no território.
O chefe do executivo reconheceu, ainda, que a qualidade e a quantidade de atletas, associações e clubes tem vindo a aumentar o que tem dificultado o trabalho do júri.
“È importante deixar um agradecimento à Comissão Reguladora que é composta por elementos das diversas associações do concelho e que tem uma grande responsabilidade”, sustentou, sublinhando que é intenção do município fazer com que este processo seja o mais transparente e partilhado possível, envolvendo todas as associações na escolha dos elementos da comissão organizadora.
Citada, também, em comunicado, Maria José Magalhães, representante da Comissão Reguladora enfatizou que o desporto em Lousada está a evoluir.
“Todos os anos temos a noção que há mais atletas nos clubes, facto que é muito satisfatório”, acrescentou, reconhecendo que seria positivo que mais clubes e atletas se candidatassem para que o seu percurso fosse conhecido e reconhecido.
Além do município, a IV Gala do Desporto foi, também, organizada pela Associação de Futebol Amador de Lousada (AFAL), contando com a colaboração das associações desportivas do concelho.