São 90 os municípios em risco elevado ou muito elevado de incidência da Covid-19, e onde se aplicam a obrigatoriedade de apresentação de teste negativo, ou certificado digital, no acesso a restaurantes, ao fim-de-semana e feriados, e recolher obrigatório, a partir das 23h00.
Lousada, Paredes e Valongo integram essa lista de concelhos.
No anúncio, feito esta tarde, pela ministra de Estado e da Presidência, que falava após decisão do Conselho de Ministros, Mariana Vieira da Silva adiantou que são 43 municípios em risco elevado, face a 27 contabilizadas na semana passada.
Já os considerados em risco muito elevado de contágio por Covid-19, são agora 47, mais 14 dos que os que foram registados na última quinta-feira, num total de 90 municípios.
A governante esclareceu que “o número de casos diários aumentou”, tendo havido um crescimento “de mais de 50% na semana passada e de mais de 28% nesta semana”.
Portugal está com uma “incidência 346,5 casos por 100 mil habitantes e um ritmo de transmissão (Rt) de 1,15”, frisou a ministra, adiantando, no entanto, que “enquanto tivermos um Rt maior do que um, teremos um aumento de casos”.
E apesar de a possibilidade de contágio ser inferior à que se verificava na semana passada, Portugal está na zona vermelha da matriz de risco.
A governante adiantou ainda que haverá uma avaliação da eficácia destas medidas, 15 dias após a sua entrada em vigor, apontando que será a “27 de Julho”, o dia em que o Governo vai reunir com peritos do Infarmed, para estabelecer um novo calendário e novas medidas.
Da reunião desta quinta-feira, há ainda a destacar a aprovação de um decreto-lei que permite a venda de auto-testes nos supermercados, e não apenas em farmácias.