A água para consumo humano manteve o nível de excelência em 2021, revela o Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos (RASARP) publicado pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos.
O documento “confirma que a água fornecida na torneira, em Portugal continental, apresenta uma excelente qualidade” e que “o indicador de água segura mantém o seu valor nos 99% (98,96%), podendo garantir-se que a população pode beber água com toda a confiança, graças a um controlo exigente das normas legais e a um acompanhamento rigoroso e coordenado dos diferentes atores no processo”.
O indicador, salienta a ERSAR “evoluiu de forma muito significativa em Portugal continental, passando de 50% em 1993 para 99% em 2021, num patamar de excelência que se mantém desde 2015”.
A maioria dos concelhos (81%), atesta a reguladora, apresenta percentagens iguais ou superiores 99% na qualidade da água. Por outro lado, há 45 municípios (16%) “cuja percentagem de água segura é de exactamente 100%, isto é, que realizaram todas as análises e que não apresentaram nenhum incumprimento”.
Na região há quatro concelhos nesse lote, em que beber água da torneira é 100% seguro, demonstra o relatório. São eles Lousada, Paços de Ferreira, Penafiel e Valongo. O único que fica abaixo desse resultado é Paredes (total do concelho), com 98,95%, que fica ainda assim na média nacional.
A evolução nos últimos anos mostra algumas oscilações, mas a qualidade de água nestes cinco concelhos têm-se mantido “de excelência”. Em Penafiel, há vários anos que a Penafiel Verde consegue manter a água que chega aos consumidores como 100% segura.