As Olimpíadas da Europa, uma iniciativa promovida pela autarquia de Lousada, dirigida a todos os alunos do terceiro ciclo e secundário da região premiou alunos de estabelecimentos de ensino de Paredes e Paços de Ferreira, assim como da Lixa e Felgueiras
Este concurso inclui questões ligadas à Europa e envolveu escolas integrantes da sub-região NUT III Tâmega.
As provas foram realizadas em duas fases, com uma prova de pré-seleção e a final que decorreu na secundária de Lousada, tendo saído vencedores José Guilherme Oliveira, da Escola Secundária da Lixa, que ficou em primeiro lugar e ganhou um tablet, Mariana Lacerda, do Agrupamento de Escolas de Vilela/Paredes, que alcançou o segundo lugar e recebeu uma coluna Inteligente. Já Francisco Neto Coelho, da secundária de Felgueiras, alcançou o terceiro lugar e foi-lhe oferecido um disco externo, e Leandro Veríssimo, de Paços de Ferreira, obteve o quarto lugar e levou para casa uma pen drive.
A iniciativa visa “incentivar e desenvolver o gosto pelo processo de construção europeia nas suas vertentes do alargamento e aprofundamento”, refere o comunicado do município de Lousada, que acrescenta que “as questões colocadas nas várias etapas do concurso testam os conhecimentos adquiridos nas aulas, mas também aqueles que resultaram da pesquisa e vivências individuais”.
Citado no comunicado, o vereador da Juventude do município, Nelson Oliveira, atestou que, estas olimpíadas “são já um marco nas iniciativas municipais, integrando ao longo dos anos no programa comemorativo do Dia da Europa”.
No total já participaram mais de seis mil jovens, sendo que nesta edição inscreveram-se cerca de 500 jovens, de 10 escolas da região.
Na final estiveram 60 alunos das escolas secundárias de Lousada, de Alpendorada, de Felgueiras, da Lixa, de Paços de Ferreira, de Penafiel e Joaquim Araújo, de Vilela, o Colégio de S. José de Bairros e Externato Vila Meã.
“Os jovens e professores tiveram a oportunidade de realizar uma visita guiada ao Centro de Interpretação do Românico, que foi antecedida de uma palestra onde estiveram presentes Nelson Oliveira, Luís Monteiro, secretário-geral da Valsousa.
Foi ainda convidado Pedro Mendes, um jovem Lousadense que venceu as Olimpíadas da Europa de 2009, 2010, e que é licenciado em economia e mestre em finanças pela Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa. Desde 2016 que trabalha na KPMG Portugal, em Lisboa, como consultor financeiro na área de restruturações, avaliações, fusões e aquisições.
Durante a tarde, o palestrante abordou “diversos temas relacionados com os desafios para a União Europeia, cibersegurança, a invasão da Rússia à Ucrânia, entre outros”.