Lousada vai ter um novo lar para receber 60 idosos. A estrutura vai custar cinco milhões de euros e será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Situado em Nevogilde, o edifício vai ficar num terreno com 10 mil metros quadrados, que a autarquia cedeu à ACIP – Ave Cooperativa Intervenção Psico-Social. A conclusão da obra está prevista para final de 2025 ou início de 2026.
O contrato de consignação para a construção do novo espaço já foi assinado e esta é uma obra há muito ansiada pelo município, como revela o autarca de Lousada. “Têm sido conseguido, ao longo dos anos, um reforço significativo de respostas sociais para o concelho”, sendo que esta estrutura é algo ansiado, mas, “por motivos financeiros, não tinha sido possível concretizar”, referiu o autarca, anuindo que foi através do PRR que surgiu a oportunidade. Foi necessário “encontrar um parceiro, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, para executar. Neste seguimento a ACIP decidiu liderar este projeto, apesar da envolvência financeira inerente, dando assim continuidade à parceria muito bem conseguida entre a instituição e o município”, frisou Pedro Machado.
Já Francisco Lima, presidente da direção da ACIP, acrescentou que “este sonho está em marcha, a par com uma creche, que vai ser construída em Caíde de Rei e que tem capacidade para 42 crianças”. Ambos os investimentos resultam na criação de “novos postos de trabalho no concelho de Lousada”, sendo certo que este “projeto tem tudo para ser um sucesso”, concluiu o dirigente.
A Casa de Louzada vai ter 22 quartos duplos e 16 quartos individuais e pretende ser “um local de convivência social, onde se minimizem os fatores de exclusão e vulnerabilidade” dos mais velhos, conclui a edilidade.