O concelho de Lousada “distingue-se pela oferta diversificada e de grande qualidade”. “Não temos sido canibalizados pela oferta cultural do Porto. Conseguimos ter respostas interessantes”, afirmou, ontem, o presidente da Câmara Municipal, Pedro Machado, numa sessão sobre projectos de inovação social que decorreu no renovado Auditório Municipal de Lousada.
O autarca realçou que o equipamento, com mais de duas décadas de existência, estava a precisar de ser reabilitado. “Este auditório municipal é um bom exemplo de uso de fundos comunitários na reabilitação urbana. Quando foi construído era grande demais para as nossas necessidades, mas em pouco tempo se tornou muito pequeno”, realçou o edil, referindo que as obras o pretenderam tornar mais confortável e dotá-lo de mais lugares atrás e nas laterais com o objectivo de se continuar a “dar cultura” a Lousada e à região.
Pedro Machado destacou que está sediada naquele espaço uma companhia de teatro profissional há 20 anos, a Jangada Teatro, que desenvolve eventos como o festival Folia e ainda que, ali ao lado, o Conservatório do Vale do Sousa permite o ensino de música e dança a mais de 300 crianças.