A Câmara de Lousada já informou como vai ser a celebração da quadra natalícia no concelho, com menos actividades e outras adaptadas às novas regras impostas pela pandemia. A autarquia diz que manterá a iluminação, mas não explica se vai instalar a árvore de grandes dimensões na Praça das Pocinhas.
Este ano não vai haver a tradicional tenda de Natal com as actividades a desenrolarem-se em espaço fechado, optando-se pela instalação de um Mercado de Natal ao ar livre, na Praça das Pocinhas, com bancas de venda ao público e entradas limitadas, cumprindo as orientações da Direcção-Geral da Saúde nos horários predefinidos para o efeito, informa a autarquia. Está aí incluído o Vila Market, que vai vender produtos artesanais e locais.
Também na Praça das Pocinhas vai estar instalada a Casa do Pai Natal “que pode ser visitada por todos”. Já a “tradicional chegada do Pai Natal foi também repensada e vai ser concretizada dentro de outros moldes com a inclusão de um elemento surpresa”.
A autarquia adianta que vai manter a oferta dos presentes de Natal a crianças sinalizadas pelos serviços de Acção Social e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens.
Por outro lado, não vão acontecer os tradicionais concertos e actividades musicais nem no Natal nem na passagem de ano.
Num ano atípico, a autarquia explica ainda que vai reforçar os apoios aos mais desfavorecidos e mais atingidos pela pandemia.
Também para apoiar o comércio local e as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), o município lançou já a campanha Cheque Prenda Lousada Natal, que pode ser adquirido nas IPSS do concelho e nos Bombeiros Voluntários de Lousada, com três valores distintos, para depois serem trocados por artigos nas lojas do comércio local, sendo que 10% deste valor reverte para a IPSS vendedora do vale de oferta.