Milhares de crianças desaparecem todos os anos, em todo o mundo. Muitas regressam a casa sãs e salva, outras continuam perdidas para sempre.
Em Portugal, desapareceram 1.102 crianças e jovens em 2022, a maioria com idades entre os 14 e 17 anos e estão relacionadas com fugas voluntárias, diz a Polícia Judiciária. O número de crianças e jovens desaparecidas representa uma subida em relação ao ano anterior, mais 126 casos relatados do que em 2021. No primeiro trimestre deste ano, a PJ já recebeu já 330 denúncias.
Com a chegada da época balnear – e o aumento do risco das crianças se perderem – a PSP já está a distribuir as pulseiras do programa “Estou Aqui” que contêm um código alfanumérico que está associado, na base de dados da PSP, às informações de contacto dos pais e encarregados de educação da criança. Assim, em caso de se perder, é possível às autoridades contactar os pais e devolver a criança à família.
“Desde 2012, ano em que foi implementado, já foram distribuídas cerca de 500 mil pulseiras e foi possível às autoridades encontrar 50 crianças.
Os pais poderão fazer o registo no site do programa “Estou Aqui” e levantar, posteriormente, a pulseira numa esquadra da PSP. Este projeto abrange crianças entre os dois e os 10 anos.
Já de acordo com a “Missing Children Europe”, cerca de 250 mil crianças são dadas como desaparecidas anualmente na Europa, o que equivale a uma criança desaparecida a cada dois minutos.
No meio destes números, há histórias que se tornam únicas, como é o caso da de Rui Pedro, natural de Lousada, que desapareceu no dia 4 de março de 1998.
“Toda a gente quer que tenha uma vida normal. Como é ter uma vida normal? Eu só sei esperar por ele” A pergunta é da atriz Ana Moreira no filme Sombra, que interpreta Filomena Teixeira, a mãe de Rui Pedro. E foi este filme que foi apresentado em Lousada e que conta a história desta criança desaparecida há 25 anos, numa película de Bruno Gascon.
Além de Filomena Teixeira estiveram presentes a Presidente da Associação Portuguesa de Crianças Desaparecidas, Patrícia Cipriano, bem como o autarca de Lousada, Pedro Machado.
Com estreia mundial no Festival de Cinema de Barcelona, ‘Sombra’ conquistou os prémios de “melhor obra” e de “melhor filme pelos seus valores históricos”.
Fazem parte do elenco Ana Moreira, Vítor Norte, Lúcia Moniz, Sara Sampaio, Ana Cristina de Oliveira, Ana Bustorff, Miguel Borges, Joana Ribeiro, entre outros.
Lousada quis assim assinalar o Dia Internacional das Crianças Desaparecidas.
A origem desta data remonta a 1979, dia em que um menino de seis anos, Ethan Patz, desaparecia incompreensivelmente em Nova Iorque. Nos anos seguintes, familiares e amigos usaram a data para alertar para o fenómeno do rapto de crianças. Até que o Presidente Ronald Reagan, em 1986, instituiu a data numa dimensão internacional, convocando toda a sociedade civil e as organizações governamentais a mobilizar-se em campanhas de prevenção e combate ao fenómeno.