– Vivo em Lousada!
– Ah! Na terra do Rally…
E assim se inicia muitas vezes o diálogo sobre a minha terra… Lousada!!!
De facto, trata-se da nossa identidade cultural! E se para algumas gerações o automobilismo pode dizer pouco, para a minha geração, diz muito! Foram anos a ver e ouvir os carros a acelerar na Pista da Costilha durante as provas de Ralicrosse! Para além destas provas nacionais e internacionais, o Clube Automóvel de Lousada (CAL) organizou diversos eventos relacionados com outros desportos motorizados, alguns verdadeiramente espetaculares, como as corridas de camiões, antecedidas pelo tradicional desfile de camiões na véspera do dia da prova… O Bigfoot que abalroava os carros de sucata… Tudo era grandioso e novo!
Até 1991 nunca tinha visto Lousada na televisão e sentia um grande dilema: queria sair à rua para ver as multidões, a quantidade de estrangeiros que se dirigiam a Lousada, mas também queria ver o que mostrava de Lousada na televisão! Era o Rally de Portugal – Vinho do Porto! As empresas gozavam um dia de férias no dia da prova, as escolas fechavam e todos saíam à rua para ver os carros chegar ou para assistir à prova.
Lousada passou a ser visível para o mundo! Já não precisava de dizer quais os concelhos vizinhos para que nos encontrassem no mapa… Ocupámos o nosso próprio lugar no mapa!
Em 1998, Lousada abriu o Rally de Portugal e um mar de gente inundou não só a pista como a vila de Lousada. Nos anos seguintes, a romaria ao Eurocircuito estava prevista na agenda de milhares de pessoas!
Em 2002, Portugal saiu do calendário do Mundial de Rally e Lousada saiu da ribalta nesta modalidade… Em 2007 regressou a Portugal, mas ao Sul! Por este e outros motivos, a Pista da Costilha esmoreceu…
No entanto, como a história mostrava que era no Norte que se realizavam provas espetaculares, enriquecidas com molduras humanas inigualáveis, o Rally regressaria ao Norte! Assim, desde 2013 que a imprensa dava sinais de que havia interesse de trazer o Vodafone Rally de Portugal para Norte e os jornais nacionais e locais noticiavam que o Presidente do Município, Dr. Pedro Machado, e o Presidente do CAL, Jorge Simão, estavam a envidar esforços para trazer o Rally de volta à Costilha. Em 2015, o sonho tornou-se realidade! Mesmo sem o apoio do Governo, que retirou os apoios e pôs em causa a realização da prova, os Municípios do Norte mostraram determinação e assumiram parte relevante dos encargos da prova de 2015. E porque a história se faz à custa do espírito visionário de algumas pessoas, a 21 de maio de 2015 – 14 anos depois – voltámos a atrair milhares de pessoas à Pista da Costilha…
De facto, Lousada cresce pela iniciativa e proatividade das suas gentes, nomeadamente dos dirigentes do CAL, que tudo fazem para que o Eurocircuito se mantenha ativo e na ribalta, e de um Município atento, que luta pela preservação da sua identidade cultural e aposta no desenvolvimento económico, através da visibilidade gerada e do retorno imediato, sobretudo nas áreas de restauração e alojamento.
E assim renasceu algo que faz de nós, Lousadenses, o que nós somos… Amantes de automobilismo, capazes de bem receber… Afinal, como mostram as nossas rotundas, “Lousada loves Rally”!