Verdadeiro Olhar

Lousada lança campanha para ajudar a ‘Amigos Picudos’ a tratar ouriços feridos ou debilitados

A Amigos Picudos, a Associação para a Preservação e Proteção dos Ouriços, está a recolher jornais que vão servir para fazer camas com vista à recuperação destes animais que estão em vias de extinção.

O ouriço-europeu, outrora comum, tem vindo a sofrer uma acentuada regressão das suas populações, começando a estar ameaçado, revela a associação, em comunicado.

Em Portugal, a Amigos Picudos fundou o Centro de Recuperação e Interpretação do Ouriço, o CRIDO, o único centro de recuperação especializado em ouriços na Península Ibérica. Ali, os ouriços que são encontrados debilitados, feridos, órfãos entre outras situações, são avaliados e tratados. Pode ser algo complexo ou um tratamento mais simples e de suporte.

Após o tratamento e recuperação, os animais permanecem nas instalações, em parques de recuperação, para retomarem a sua condição física para assegurarmos voltem a ter mecanismos de sobrevivência necessários e típicos de um animal selvagem. Somente depois de todos estes procedimentos é que são libertados.

Lousada tem colaborado regularmente com esta associação, recorrendo à sua ajuda quando são encontrados ouriços em condições desfavoráveis no município.

Para além disso, a existência da Rede Municipal de Microrreservas tem permitido acolher ouriços recuperados no centro, oferecendo-lhes uma nova oportunidade de vida.

Mas há outras maneiras em é possível ajudar estes animais em vias de extinção, porque no CRIDO reaproveitam jornais para fazer as camas para os ouriços, e devido ao elevado número de animais é um recurso sempre necessário.

Por isso, a Amigos Picudos pede à população que dê um novo destino aos jornais velhos, entregando-os no ecocentro de Lousada, “um pequeno gesto que garante que os futuros ouriços de Lousada tenham todas as condições para uma rápida recuperação”.

Os ouriços são animais selvagens e jamais devem ser mantidos como animais de estimação. Para além de ser ilegal, são uma espécie protegida e necessitam de se reproduzirem livremente de forma a aumentar a sua população.

Se encontrar um ouriço doente, ferido (ou se encontrar um durante o dia), significa que esta com sérios problemas. Se encontrar um ouriço que necessite de ajuda, pegue nele imediatamente e entre em contacto connosco ou leve-o até ao centro de recuperação.