O município de Lousada associou-se ao EuRiCa, o Projeto Europeu Ritual Cuisine, que visa a “apresentação digital e preservação da cozinha tradicional europeia”, sendo co-financiado através do Programa Erasmus +, com duração de mais de um ano.
O EuRiCa teve início em novembro de 2021 e é coordenado pela ‘Burgaski Svoboden Universitet’, tendo como parceiros Lousada, a Universidade Portucalense Infante D. Henrique – Cooperativa de Ensino Superior, em Portugal, a Regional Historical Museum Burgas, na Bulgária, a Latvijas Etnografiskais Brivdabas Muzejs, Latvia Culture College e Speha Fresia SC, em Itália.
Segundo explica a autarquia local, este projecto procura “contribuir e fomentar a preservação da cozinha tradicional europeia”, através dos seus diversos factores etno-culturais, como sejam o folclore e as tradições, que se podem perder devido à globalização e à mistura de culturas”.
Deste modo, “o papel e o envolvimento dos intervenientes locais são fundamentais, contribuindo para a valorização e preservação da cozinha ritual”.
Assim, no âmbito do EuRiCa, é desenvolvido um programa de formação, cujo objectivo passa por “apoiar o desenvolvimento de competências na digitalização, apresentação e publicação da cozinha tradicional”, refere a Câmara, na nota de imprensa.
O curso vai “facilitar a aquisição de competências, aptidões e conhecimentos, sobre a forma como as novas tecnologias digitais são utilizadas para a digitalização, preservação, apresentação e publicação” da cozinha, refere o município.
Os formandos vão ter acesso a todos os materiais de formação e, no final, terão um certificado de conclusão do curso Os estagiários vão ser acompanhados por um coordenador e membros do projecto em cada país parceiro.