A Câmara de Lousada está a implementar um projecto orçado em cerca de 706 mil euros que visa a redução de perdas de água no sistema de abastecimento do concelho.
“Estão a ser efectuados estudos relativos à sua otimização, sectorização da rede, aquisição de equipamentos e tecnologia, para medição, controlo e supervisão, gestão de pressões e pesquisa activa de fugas” em todo o território, explica o município em nota de imprensa.
A meta passa por reforçar “o conhecimento acerca do funcionamento do sistema de abastecimento de água do concelho e sua sustentabilidade ambiental e infra-estrutural”, permitindo “que o município contabilize o aumento no índice de qualidade de serviço relativo à medição de caudais, às perdas reais de água, ocorrências de falhas no abastecimento, reabilitação e avarias de condutas”.
A aposta passará por “investimentos nos sistemas em baixa tendo em vista o controlo e a redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, designadamente em equipamentos para campanhas de detecção de fugas, substituição de condutas com perdas elevadas, aquisição e instalação de equipamentos de controlo e medição e telegestão”.
Este projecto resulta de uma candidatura ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, financiada pelo Fundo de Coesão.