Lousada venceu o Concurso Bienal da Aliança Transnacional de combate à erva-das-pampas (cortaderia selloana), uma espécie exótica invasora com graves prejuízos económicos e ambientais. O evento foi realizado no âmbito do projeto Life Coop Cortaderia, o Município de Lousada foi o vencedor como melhor ação de combate a esta espécie invasora.
Esta distinção vem “reforçar a estratégia ambiental em curso e valorizar os resultados alcançados no controlo de espécies exóticas invasoras, impulsionando a sua continuidade”, diz o município que foi premiado com a atribuição de um prémio monetário que vai reverter para a prevenção e sensibilização ou eliminação de Cortaderia Selloana.
Relembre-se que desde 2021, Lousada prossegue o controlo e eliminação desta espécie. Desde essa altura que, “foram identificadas mais de 400 plantas e erradicadas 365 plantas, em especial na Paisagem Protegida Local do Sousa Superior”.
A erva-das-pampas é uma espécie exótica invasora que ameaça a vegetação autóctone com grande capacidade de invasão e colonização de áreas degradadas incluindo áreas agrícolas em pousio, alterando a paisagem e aumentando o risco de incêndio e que pode causar alergias e ferimentos.
“Cada planta pode originar até um milhão de sementes e as sementes podem “voar” até 30 metros em diversas direções devido à ação do vento, que, aliado à passagem de animais ou às atividades humanas, podem originar distâncias de dispersão das sementes até 30 km de distância da planta-mãe”, esclarece a autarquia que “disponibiliza auxílio, gratuito, para a remoção desta planta”.
Caso exista conhecimento de focos de invasão os munícipes podem contactar os serviços da edilidade para que a situação seja resolvida.