A Câmara de Lousada vai homenagear o lousadense Paulo Afonso da Cunha “pelo seu trabalho ao longo de várias décadas, dedicadas à música e à Associação Cultural e Musical de Lousada (ACML)”, refere o presidente da autarquia, Pedro Machado.
“Teve um papel relevante na fundação da ACML, a que mais tarde presidiu, dando novo e decisivo alento à Banda, que veio a atingir notória projecção nacional e internacional. Simultaneamente, incentivou a criação de escolas de música em várias freguesias, que estariam na génese da Academia de Música e do actual Conservatório, a cuja oficialização também presidiu, e da construção das respectivas instalações e do Auditório Municipal”, explica nota de imprensa.
A cerimónia acontece no sábado, dia 6 de Novembro, com uma sessão no Nobre dos Paços do Concelho, estando agendada uma passagem pela obra de Arte Urbana já concretizada pelos artistas Frederico Draw e Contra no edifício da ACML, no âmbito do projecto LouzaD’Art Urbana, e o descerramento de uma placa de toponímia junto ao Conservatório do Vale do Sousa – “Praceta Paulo Afonso da Cunha”.
Haverá também lugar a dois momentos musicais protagonizados pela Banda Musical de Lousada e Conservatório do Vale do Sousa.