Verdadeiro Olhar

Lousada: Governo dá luz verde à construção do novo Centro de Formação Profissional do Tâmega e Sousa

Vai arrancar o processo para a construção do novo Centro de Formação Profissional de Tâmega e Sousa, em Lousada. Já foi publicada a Portaria que autoriza o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) a dar início ao concurso público para a edificação desta infraestrutura que se traduz num investimento global de 18.643.000 euros.

O memorando de entendimento para a construção deste equipamento, na Área de Acolhimento Empresarial de Caíde de Rei, foi assinado em 11 de janeiro de 2022, com o anterior governo e agora, dois anos depois, foi dado mais um passo para que o edifício saia do papel.

Serão 9.000 m2 de área de construção, onde vão ser construídas 10 salas de coordenação da atividade formativa, espaços de formadores e de reuniões, gabinetes técnicos de gestão e também áreas de direção. Está também contemplado um auditório e espaço polivalente, refeitório e bar, bem como receção.

Tem ainda previstos espaços funcionais em áreas diversas como construção civil, eletricidade de instalações, domótica e telecomunicações, soldadura e serralharia civil, mecatrónica industrial, automação e robótica, máquinas ferramenta Controlo Numérico Computorizado (CNC) e tradicional, eletromecânica industrial, geriatria, saúde e apoio familiar e à comunidade, laboratórios de química, eletrónica, energias renováveis e multimédia, salas de informática e de multimédia.

Para o autarca de Lousada, que recentemente reuniu com o secretário de Estado do Trabalho, Adriano Rafael Moreira, a fim de reforçar a importância desta obra, foi com “muita satisfação” que viu o projeto dar mais um passo para que seja uma realidade, porque “é muito desejado pelo concelho e pela região”.

“É imperioso que o IEFP proceda à abertura do respetivo concurso público com a máxima celeridade possível, uma vez que o tempo começa a escassear para a execução de uma obra com esta magnitude”.