No total, 34 stands com produtos variados e produtores da região Norte e Centro do país (Lamego, Moimenta da Beira, Penafiel, Felgueiras, Santo Tirso, Paços de Ferreira, Alfena, Famalicão), participaram no Lousada Festival Tradicional, uma iniciativa da autarquia, que este ano, e pela primeira vez, juntou a Mostra de Produtos Locais e a Feira de Artesanato.
Além da mostra de artesanato, cestaria, linho e bordadas, croché, artigos em madeira, a mostra integrou uma secção de petiscos locais, três espaços de restauração, produtos hortícolas, vinho e espumante, queijo, compotas, licores, bolachas, mel, ervas aromáticas entre outros.
Citada em comunicado, a vereadora do Desenvolvimento Económico e Social, Cristina Moreira, salientou que este evento já se realiza há décadas, tendo este ano a organização optado por alterar o figurino do evento. A autarca revelou que além dos produtos locais, o Lousada Festival Tradicional procurou destacar o que de melhor se faz nos outros concelhos.
Associado ao certame, o evento contou com um cartaz musical definido a preceito com a presença de grupos mais de cariz tradicional e etnográfico como os Lousad’Arrufar, Encontro de Concertinas, Rompe Cordas e o Grupo de Cavaquinhos Amigos de Vilar.
Destaque para o concerto do lousadense Micael Vingança, o grupo “Os 4 Mens”, do Grupo de Cavaquinhos da USALOU e pela Tuna Académica da Faculdade de Economia do Porto.
O Festival Tradicional de Lousada tem com objectivos proporcionar aos visitantes uma viagem pela cultura popular, pelas tradições ancestrais, num esforço de impulsionar estas actividades como vertentes económicas essenciais para o desenvolvimento turístico do concelho.