Lousada tem sido palco de diversas visitas e diferentes iniciativas. Se analisarmos o que se viveu em Lousada em menos de duas semanas, podemos concluir que Lousada tem, sem dúvida, uma boa qualidade de vida.
Ora, o conceito de qualidade de vida é subjetivo e multidimensional. Mas, de entre as dezenas de conceitos que poderia aqui apresentar, exponho o meu conceito de qualidade de vida. É sinónimo de bem-estar e de satisfação com a vida. A qualidade de vida depende da satisfação das necessidades da população em termos sociais, económicos, espirituais e ambientais, aspetos que oferecem segurança e esperança num futuro melhor.
E é este o sentimento que Lousada proporciona. Por isso, sistematizo alguns pontos de destaque da vida social, desportiva, política e religiosa que se vivenciaram em Lousada nos últimos dias.
Lousada foi palco da Super Especial do Rally de Portugal no passado dia 18 de maio. Milhares de espetadores assistiram à prova memorável que marcou o arranque oficial do Rally de Portugal. Lousada valoriza o desporto automóvel e foi alvo de diversos elogios (dos pilotos, do Presidente do Automóvel Clube de Portugal e do Presidente da Entidade de Turismo Porto e Norte) pela organização e pelo espetáculo. Afinal, “Lousada
Na sexta-feira, dia 19 de maio, o concelho de Lousada recebeu a visita do primeiro-Ministro, Dr. António Costa, que esteve presente numa cerimónia que assinalou dois momentos muito importantes para o Concelho:
– Lousada é o 1.º Concelho do país com iluminação pública 100% LED. Como referiu o primeiro-Ministro, “Lousada inscreve-se, desde já, na História do país, na medida em que é o primeiro concelho do país com iluminação pública 100% LED e, por isso, está de parabéns”. De facto, Lousada deu o exemplo de como se deve investir o dinheiro público, visto que com esta nova tecnologia LED se verifica uma poupança de 65% com todas as lâmpadas ligadas. Para além do aspeto económico, verifica-se uma melhoria dos níveis de iluminação pública e um forte contributo para a proteção do ambiente, com a redução das emissões de CO2. Este é também um motivo de orgulho, pois promove a educação e valorização ambiental e a inerente preocupação com as gerações futuras. Testemunho exemplar deste compromisso é a proclamação de 2017 como Ano Municipal do Ambiente e da Biodiversidade.
– Foi assinado o contrato-programa de cooperação técnica e financeira que visa dotar a Extensão de Saúde de Lustosa de condições que permitam responder às necessidades de saúde da população.O documento foi assinado pelo Presidente da Câmara Municipal de Lousada, Dr. Pedro Machado, e pelo Presidente da Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, Dr. Pimenta Marinho, tendo sido homologado pelo Secretário de Estado, Dr. Manuel Delgado.
As Noites Acústicas voltaram a Lousada! No dia 20, contou-se com a presença de Luís Represas a cantar temas conhecidos por todos os admiradores, desde a época em que pertenceu aos “Trovante” até aos mais recentes êxitos da sua carreira.
No domingo, dia 21, Lousada foi palco de algumas iniciativas:
– a caminhada ecológica promovida pela Farmácia Fonseca e pelo Happy Place, com o apoio do Município de Lousada e da Associação BioLiving. Cerca de 500 pessoas fizeram uma caminhada de 10km que percorreu trilhos e caminhos ao longo do vale do rio Sousa, contactando com os espaços verdes e conhecendo a biodiversidade e o património cultural associados.
– foi apresentado, na Avenida Senhor dos Aflitos, o cartaz oficial do Vila – Festival de Música de Lousada, que vai decorrer nos dias 30 de junho, 1 e 2 de julho. Foram revelados os nomes que vão atuar nos três dias de Festival. O cartaz conta com artistas de diversos estilos musicais, como Virgul, Vala, Nomaka, Diana Martinez &TheCrib, Agir, Bruno R, The F*ckingBastards e Olga Ryazanova. Os mais pequenos vão ter a oportunidade de assistir ao espetáculo da Xana TocToc. As bandas locais vão ter destaque especial na primeira noite do evento, com os Ergo`sBand, Alcatrão e Bruno R, bem como diversos DJ que saíram do concurso de Battle DJ.O Festival tem entrada gratuita para toda a população, pois é uma iniciativa cofinanciada por fundos europeus, o que demonstra a atitude empreendedora do Município!
No dia 24, o Secretário de Estado da Indústria, Dr. João Vasconcelos, visitou Lousada para conhecer as instalações da AJP Motos. Esta foi uma iniciativa da Secretaria de Estado, que demonstra claramente que Lousada está sob o olhar atento dos nossos governantes. A AJP é a única empresa portuguesa que fabrica veículos de marca própria, apostando na produção de motos de raiz. Emprega 22 pessoas e este ano espera produzir entre 1000 e 1200 motos. A empresa tem crescido nos últimos anos e pretende continuar a crescer, tendo como objetivo aumentar a produção até às 5000 unidades.O Sr. Secretário de Estado teceu vários elogios e considerou a empresa como um bom exemplo do melhor da indústria nacional. O Sr. Presidente da Câmara Municipal acompanhou a visita e referiu que a autarquia está disponível para apoiar, com os incentivos municipais existentes, o processo de expansão da empresa.
No sábado, dia 27, houve uma celebração na Avenida Senhor dos Aflitos, tendo como génese o lema diocesano “Com Maria, renovai-vos nas fontes
da alegria”, presidida por D. António Francisco dos Santos, bispo do Porto. As diversas freguesias concentraram-se em diversos pontos da Vila e rumaram à Avenida Senhor dos Aflitos, em procissão. Um significativo testemunho de fé!
Inserido nas comemorações do mês de Maria, decorreu também a iniciativa Iluminar Lousada, promovida pelo Município de Lousada, cujo valor angariado através da venda das velas reverte para uma instituição particular de solidariedade social. Venderam-se cerca de 13000 velas e o valor angariado reverteu para o Centro Social e Paroquial de Macieira – Complexo Social de Lousada.
No domingo, dia 28, Lousada destacou-se no desporto, pois os seniores masculinos da Associação Desportiva de Lousada sagraram-se octa-campeões de Hóquei em Campo, ao vencer a finalíssima frente ao União de Lamas.
Durante esta semana, nos dias 2, 3 e 4, a Avenida do Senhor dos Aflitos e a Praça do Pelourinho recebem o Mercado Histórico de Lousada. Assim, as pessoas poderão participar na recriação histórica do quotidiano das populações de meados do século XVII. A animação teatral e musical vai ser uma constante durante o Mercado Histórico ao longo do dia, culminando com espetáculos de fogo e malabarismos.
Muitas outras iniciativas culturais e desportivas ocorreram, quer na Biblioteca Municipal, quer no Complexo Desportivo. Assim se verifica o dinamismo de Lousada, em diversos campos: político, económico, cultural, desportivo e religioso.
Deste modo, podemos dizer que Lousada é, de facto, diferente e está na moda!