Verdadeiro Olhar

Lousada em projecto-piloto que instalou um oleão em cada freguesia

A Câmara de Lousada instalou, na via pública, em cada freguesia, um oleão para recolha de óleos alimentares usados.

“A criação desta rede de recolha selectiva, apesar de ser uma imposição legal, é um projecto-piloto que o município se encontra a desenvolver a fim de verificar a adesão da população à separação e deposição selectiva deste tipo de resíduos”, informa nota de imprensa.

As juntas de freguesia foram envolvidas e a meta da autarquia é “aumentar o número de equipamentos instalados” no futuro.

De acordo com a nota enviada, a reciclagem de óleos oferece diferentes vantagens para o ambiente entre as quais se destaca a redução da carga poluente nas Estações de Tratamento de Águas Residuais e a redução da emissão de gases de efeito de estufa para a atmosfera.

Nos oleões só deve ser depositado óleo alimentar usado e azeite. “O óleo alimentar usado, depois de arrefecer, deve ser colocado numa garrafa de plástico que deve estar limpa. Quando esta estiver cheia deve ser bem fechada e depositada dentro do oleão. Produtos como manteiga, óleo lubrificante (motores), ou outros tipos de resíduos não devem ser colocados”, salienta o município.

A lista com os locais onde podem ser encontrados os oleões está disponível no site da Câmara Municipal.