Verdadeiro Olhar

Lousada: Elisabete Silva é a primeira mulher a comandar Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada

Foto: Exército

A tenente-coronel Elisabete Silva, natural de Lousada, tomou posse, esta semana, como Comandante do Grupo de Carros de Combate da Brigada Mecanizada. Assume ainda o comando do quartel de Cavalaria, por inerência. É a primeira mulher no cargo.  

A cerimónia militar, presidida pelo Presidente da República e Comandante Supremo das Forças Armadas, Marcelo Rebelo de Sousa, realizada na Brigada Mecanizada, sediada em Constância, contou com altas entidades civis e militares.

Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

Segundo o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), general José Nunes da Fonseca, “a intensa actividade desde sempre desenvolvida pelo Grupo de Carros, e que no presente atinge igual dinâmica e assinalável expressão, amplia a singularidade desta unidade”, lê-se no site do Exército. “Trata-se, de facto, de uma unidade vocacionada para a conduta de operações militares de elevada atrição, em que assumem a mais alta prioridade o treino dos seus recursos humanos e o estado operacional exemplar dos materiais disponíveis. Assim se conseguem gerar, convenientemente, as subunidades de Carros “prontas para combate”, sustentou a mesma fonte.

Recorde-se que Elisabete Silva foi ajudante de campo da Casa Militar de Marcelo Rebelo de Sousa e também porta-voz do Exército.

Foto: Miguel Figueiredo Lopes/Presidência da República

De acordo com o Diário de Aveiro, Elisabete Silva, de 42 anos, nasceu em Lousada, é casada e mãe de dois filhos, e foi a primeira oficial a integrar os quadros da Arma de Cavalaria do Exército Português, contando hoje com mais de duas décadas de serviço. Entrou na Academia Militar em 1997, onde realizou a Licenciatura em Ciências Militares e onde foi docente dos cursos de Cavalaria. Em 2018 terminou o Curso de Estado-Maior Conjunto no Instituto Universitário Militar, adianta o mesmo jornal. Já esteve no comando do Esquadrão de Reconhecimento, na Brigada Mecanizada e foi comandante de Pelotão de Atiradores do 2.º Batalhão de Infantaria Mecanizada destacado para a Bósnia-Herzegovina.