O Município de Lousada é parceiro do ‘EduClab’, um projecto europeu que visa “aumentar a sensibilização das crianças, entre os 3 a 5 anos, no que diz respeito à importância do património cultural como um bem comum, independente de quaisquer considerações étnicas ou religiosas”.
Co-financiado pelo programa Erasmus+, da União Europeia, este projecto, que terminou a 31 de Agosto, assume-se como uma das “ferramentas mais poderosas para fazer uma mudança positiva no futuro”, avança a Câmara Municipal de Lousada, em comunicado.
Outros dos objectivos desta iniciativa passa por “consciencializar as crianças e famílias no quadro do património cultural e natural”.
Assim, em Lousada foram implementados “20 workshops culturais e ambientais”, onde foi possível “partilhar ferramentas e metodologias”, de forma a “criar uma rede no sector da cultura”, a fim de promover um diálogo intercultural entre as gerações”, explica o município que acrescenta que se pretende que as crianças façam parte da “construção da cidadania da União Europeia”.
Para além disso, foram ainda realizados quatro workshops, ao nível da formação, na área da arqueologia, no Jardim-de-Infância de Cristelos, e também na área ambiental, no jardim-de-infância de Figueiras.
Foram parceiras neste projecto instituições de países como Itália, Turquia, Roménia, Chipre, assim como o município de Lousada, através do Agrupamento de Escolas Dr. Mário Fonseca.