O município de Lousada vai ser premiado com o galardão de “Autarquia familiarmente responsável” pela primeira vez, anunciou o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, no final da última reunião de câmara.
Segundo o autarca, a distinção ao município vai acontecer já esta quinta-feira, sendo este um motivo de orgulho para a autarquia e o concelho, fazendo o galardão jus ao trabalho que o município, de uma forma geral, tem vindo a realizar em prol dos mais vulneráveis e das famílias mais necessitadas.
Ao Verdadeiro Olhar, Pedro Machado reconheceu que no domínio social, a autarquia se tem distinguido pelo apoio aos mais vulneráveis implementando, noutras áreas e em diferentes domínios, actividades desportivas, de âmbito social e também cultural que têm contribuído para a coesão do território.
O chefe do executivo ressalvou também que a atribuição da bandeira de autarquia familiarmente responsável distingue as boas práticas e o fomento de políticas amigas das famílias.
O galardão de “Autarquia + Familiarmente Responsável” visa, igualmente, distinguir medidas facilitadoras de conciliação de vida familiar e laboral, premiar as autarquias que incrementam medidas facilitadoras da vida familiar dos munícipes e contribuir para que todas as autarquias desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família.
Refira-se que na região, só Lousada e Penafiel vão receber o galardão.
O município de Penafiel já foi premiado duas vezes e este ano volta a ser distinguido pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis, como “Autarquia Familiarmente Responsável”.