Verdadeiro Olhar

Lousada disponibiliza equipa para ajudar nos contactos com as pessoas a vacinar

Foto: Fernanda Pinto/Verdadeiro Olhar

A Câmara de Lousada disponibilizou a Equipa Multidisciplinar de Apoio (EMA) para ajudar nos contactos do processo de vacinação Covid-19. A informação já foi dada ao Ministério da Saúde e à Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte, adianta a autarquia.

“Esta equipa que tem estado, nos últimos meses, a efectuar a interligação com os infectados com Covid-19 e seus contactos de alto risco, solicita assim novas competências, agora, no apoio à vacinação, sugerindo que este método possa ser ampliado a todo o país dada a pressão junto dos serviços de saúde”, explica o município em nota de imprensa.

Estes técnicos podem ajudar no esclarecimento, validação e verificação dos contactos dos idosos, sobretudo nos casos dos idosos com mais de 80 anos. “É importante validar o seu contacto telefónico, aferir a sua situação de saúde, analisando se está dependente e não consegue sair de casa, por exemplo, bem como a possível falta de transporte ou a inexistência de contacto válido do utente, sendo necessário procurar outra forma alternativa de chegar até estas pessoas. O intuito deste contacto prévio é permitir uma melhor agilização e rapidez no processo de convocatória para vacinação que vai ser feito posteriormente pelos centros de saúde”, refere o vereador da Acção Social e Saúde, Nelson Oliveira.

O autarca defende ainda que “a parceria entre a Rede Social Municipal, onde se inserem as Instituições Particulares de Solidariedade Social e Juntas de Freguesia, é também fundamental para alcançar os mais desprotegidos, sendo que todas as sinalizações destes parceiros são elementares para conseguir chegar a toda a gente”. “Para além disto, com a possibilidade da EMA contactar previamente estes agregados familiares, há a possibilidade de tranquilizar os utentes sobre a sua futura chamada e informações sobre o processo vacinal, libertando os centros de saúde de muitas mais chamadas telefónicas para esclarecimentos ou questões sobre quando é que o utente iria ser chamados”, acrescenta.