O município de Lousada criou o “Prémio Dr. Mário Fonseca” em homenagem ao médico lousadense, conhecido como médico do povo por ter dedicado toda a sua vida à medicina e ao apoio clínico dos mais desfavorecidos.
Esta iniciativa, que tem como principal objetivo “promover a investigação científica na área das Ciências da Saúde”, tem o seu período de candidaturas entre o dia 1 e 30 de junho, sendo direcionada a investigadores juniores, com doutoramento há menos de 10 ano.
Inicialmente seriam atribuídos pela autarquia local 10 mil euros, mas a verba foi duplicada, uma vez que a empresa Soma Coordenadas juntou-se a esta iniciativa com o mesmo montante, perfazendo até à data um valor global de 20 mil euros, avança a autarquia. Para esta primeira edição, está aberta a participação de entidades públicas e privadas que se queiram associar, explica o município que informa ainda que o vencedor será conhecido em setembr.
O Prémio Dr. Mário Fonseca tem como embaixador o médico Sobrinho Simões e como presidente do júri, a investigadora de Lousada, Flávia Sousa.
Como entidades académicas parceiras aderiram a esta iniciativa, e fazem parte do júri, o Instituto de Biomedicina (iBiMED) – Universidade de Aveiro, Instituto de Investigação e Inovação em Saúde (i3s) – Universidade do Porto, Instituto de Medicina Molecular (IMM) – Universidade de Lisboa, Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO-Porto), Instituto Universitário de Ciências da Saúde (CESPU), LYRIS, Advanced Science School e a Ordem dos Médicos.
Lousada torna-se na “primeira autarquia do país a criar e financiar um prémio de investigação na área das Ciências da Saúde”, congratula-se o município, sendo que informações adicionais podem ser consultadas através da página da Câmara Municipal.
Mário Fonseca dedicou a sua vida à medicina e a Lousada. Concluiu os seus estudos em 1978, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo exercido toda a sua atividade profissional no Centro de Saúde de Lousada e num consultório privado, onde era conhecido pelas consultas gratuitas aos mais necessitados.
Benfiquista de alma e coração, uma das suas principais paixões era viajar, recebeu a Medalha de Ouro de Mérito Municipal em 2013, atribuída pelo município de Lousada, a título póstumo, tendo-lhe sido atribuído o nome ao novo Parque Urbano, localizado no antigo campo de Futebol da Associação Desportiva de Lousada.
Mário Fonseca, assumiu-se assim como uma referência incontornável da história recente do concelho. Clínico devotado e de grande competência, muito dedicado aos doentes, numa relação de grande humanismo e solidariedade, era justamente conhecido por “Médico do Povo”.
Mário Fonseca assumiu ainda outras funções, com especial destaque a presidência da Assembleia Municipal, mas também as de presidente da Assembleia Geral e da Direção da Associação Desportiva de Lousada, da assembleia geral da Associação de Cultura Musical e do Conselho Fiscal da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários. Foi professor no Colégio Eça de Queirós e diretor do jornal Terras do Vale do Sousa, entre outros cargos que desempenhou.
Faleceu em setembro de 2012, após uma intensa luta contra o cancro.