Verdadeiro Olhar

Lousada candidata leite-creme queimado e beijinhos de amor às 7 Maravilhas Doces de Portugal

Foto: Câmara de Lousada

O Município de Lousada candidatou dois doces típicos do concelho às “7 Maravilhas Doces de Portugal”. Em competição estarão 907 doces de todo o país em sete categorias. No distrito do Porto houve 63 candidaturas.

“Lousada, tal como a maioria das regiões, tem a sua gastronomia específica, fruto da sua localização geográfica e da sua actividade predominante. Esta qualidade dos petiscos já não é de hoje. Forasteiros procuram Lousada na busca de um ‘bom prato’ que outros recordam e divulgam”, justifica a candidatura do concelho.

À categoria de Biscoitos e Bolos Secos, que conta com 91 propostas, foi candidatada a receita de beijinhos de amor. “Nas pequenas unidades artesanais ligadas à doçaria podemos ver confeccionar, com equipamentos e segundo métodos ancestrais, outras iguarias tais como os beijinhos de amor”, explica o município.

Já o leite-creme queimado vai competir na categoria de Doce de colher e doce à fatia, que conta com 126 inscrições. “A doçaria garante entre outros a sopa seca doce, beijinhos e bolinhos de amor, pão-de-ló, rosquilhos e leite-creme queimado. Este último é conhecido em toda a região e é a sobremesa escolhida para constar dos fins-de-semana gastronómicos de Lousada”, lembra a autarquia.

Foto: Câmara de Lousada

Segundo a organização da competição, 2019 é o ano que regista a “maior participação de sempre” na eleição das “7 Maravilhas”, evento que se realiza, sob diferentes temáticas, pela oitava vez. “Nunca tínhamos recebido tantas candidaturas, o que não só nos permite ter uma representatividade e diversidade extraordinárias de toda a doçaria portuguesa, demonstrando que todo o país vive intensamente os nossos doces”, refere Luis Segadães, presidente das 7 Maravilhas.

As candidaturas vão agora ser validadas pelo Conselho Científico. “Após validadas todas as candidaturas, um Painel de Especialistas vota para escolher 21 doces de cada distrito ou região autónoma, organizados pelas sete categorias, sendo três de cada categoria, num total nacional que pode atingir os 420 doces”, refere a organização.

Segue-se nova avaliação para chegar a uma lista final de 140 doces que será revelada a 8 de Maio. Depois há uma votação do público em Julho e Agosto para escolher os que passam às semifinais. “Uma novidade desta edição é a existência de um Grande Júri, órgão de deliberação constituído por sete figuras do espaço mediático, que será responsável pela da repescagem de 8 candidatos que se irão juntar aos 20 pré-finalistas apurados pelo público, resultando numa lista de 28 pré-finalistas”, diz nota de imprensa.

No final de Agosto serão realizadas duas semifinais televisivas onde serão escolhidos sete doces em cada uma. A 7 de Setembro realiza-se a final, elegendo-se as 7 Maravilhas de Portugal.

Receita dos Beijinhos de Amor

Ingredientes: 18 ovos; 300g de açúcar; 275g de farinha; 1 c. de fermento; limão q. b.; sal (pitada) e açúcar em ponto.

Batem-se os ovos (3 inteiros e 15 só a gema) com o açúcar e a pitada de sal durante cerca de 40 minutos. A massa deve ficar muito bem batida. Junta-se o fermento e a raspa do limão. No fim junta-se a farinha, mexida à mão e sem bater. Prepara-se um tabuleiro enfarinhado e deita-se a massa dentro às colheres, separadas umas das outras, e vai ao forno (temperatura levemente superior à do pão-de-ló) durante 3 ou 4 min.

Faz-se num tacho o açúcar em ponto (açúcar ao qual se adicionou água e se deixou ferver). Arrefece e trabalha-se a massa branca. Com o açúcar em ponto, quente e a massa referida, fria (para não queimar as mãos), cobrem-se as cavaquinhas.

Receita do Leite-creme queimado

Ingredientes: 1 litro de leite, 6 gemas de ovo, 12 colheres de açúcar, 2 colheres de farinha maizena, 1 casca de limão.

Num recipiente junta-se um pouco de leite com as gemas, a farinha e o açúcar. Mistura-se tudo muito bem.

O restante leite é colocado a aquecer juntamente com a casca do limão.

Quando levantar fervura, junta-se aos poucos a mistura, mexendo sempre até estar no ponto.